Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

De olho no que vem por aí


De olho no que vem por aí - Gente de Opinião

Estamos a uns sete meses de mais um festival de mentiras: gente prometendo pra todo lado aquilo que jamais terá condições de cumprir. E por que não terá? Simplesmente porque, para cumprir o que estará prometendo, será necessário ter um mínimo de conhecimento sobre a administração pública.

Foi-se o tempo em que as coisas eram feitas nas coxas. Uma pessoa que pretenda se candidatar a um cargo público precisa saber onde estará se enfiando. Do contrário, será apenas mais um no grande coro de analfabetos que só têm esperteza para uma coisa: meter a mão no dinheiro público.

E é bom ressaltar que não estamos aqui nos referindo às pessoas de baixa escolaridade apenas. Há também médicos, advogados, engenheiros, professores universitários, que, por mais que detenham conhecimentos e títulos nas suas áreas de atuação, não têm a menor noção do que é a gestão pública.

Corromper-se é coisa que se aprende fácil, pois motivação não falta. Mas, quando o assunto é o funcionamento da administração pública, que tem por razão de existir a promoção do bem-estar da coletividade, ninguém quer se dar ao trabalho de estudar.

Alguns chegam ao absurdo de dizer que vão administrar o público da mesma forma que administram empresas. E de fato o fazem. Visto que objetivam o enriquecimento pessoal, o lucro, os dividendos. E o que é pior: ainda há eleitor imbecilizado que aplaude esse tipo de discurso.

Para atuar na esfera pública, é preciso pensar o público. É preciso se curvar diante da supremacia do interesse difuso (da comunidade) sobre o interesse coletivo (de um grupo) ou de um indivíduo. É preciso estar atento para tudo o que ameaça o bem comum. E não com a atenção concentrada no que traz a oportunidade de enriquecimento pessoal.

Que Deus nos ilumine.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A importância de crianças e adolescentes estudarem

A importância de crianças e adolescentes estudarem

A educação é um direito fundamental para o desenvolvimento do ser humano em qualquer sociedade. No Brasil, através da Constituição Federal de 1988,

O Pensamento Escravo-Fascista no Contexto do Estado Brasileiro

O Pensamento Escravo-Fascista no Contexto do Estado Brasileiro

Vinício Carrilho Martinez (Dr.) – Cientista Social/UFSCar Vinícius Miguel Raduan (Dr.) – Cientista Social/UNIREste artigo propõe uma análise int

Como Desenvolvedores de Jogos Online Estão Usando IA para Criar Jogos Mais Inteligentes e Dinâmicos

Como Desenvolvedores de Jogos Online Estão Usando IA para Criar Jogos Mais Inteligentes e Dinâmicos

O mundo dos games está se transformando rapidamente, e a inteligência artificial (IA) está no centro dessa evolução. Os jogos online de hoje não são

Da Tela ao Espaço: Criando Sua Casa Ideal

Da Tela ao Espaço: Criando Sua Casa Ideal

Criar a casa ideal é um sonho que muitas pessoas desejam concretizar. Essa jornada, que vai da imaginação à realidade, é um processo que envolve pla

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)