Terça-feira, 4 de outubro de 2022 - 16h15
O e-commerce cross border é um termo usado para descrever as vendas
realizadas pela internet entre dois
países diferentes.
Esse tipo de comércio tem se tornado cada vez mais popular nos últimos
anos.
E as estatísticas mostram que esse mercado tem um grande potencial de
crescimento.
Além disso, existem várias vantagens em realizar e-commerce cross
border.
Nesse artigo, vamos explicar o que é e-commerce cross border, quais são
suas principais vantagens e como funciona a logística nesse tipo de
negócio.
Vamos lá?
O que é e-commerce
cross border?
Quem nunca fez aquelas comprinhas da China ou Estados Unidos que atire a
primeira pedra!
Há alguns anos atrás, fazer compras em lojas online de outros países era
um processo muito complicado e que exigia muita burocracia.
Hoje em dia, com a globalização e o desenvolvimento da internet, fazer
e-commerce cross border está cada vez mais simples e acessível.
Basicamente, e-commerce cross border é quando uma loja online realiza vendas para um país
diferente do seu.
Isso pode ser feito de diversas formas, como enviar produtos para o país
de destino ou realizar a venda online e permitir que o comprador retire o
produto em uma loja física.
Estatísticas do
e-commerce cross border
Segundo o estudo Beyond Borders o mercado cross-border, só na América
Latina, movimentará cerca de US$ 45 bilhões em até final de 2022.
A nível mundial, o mercado cross-border deverá movimenta cerca de 4
trilhões de dólares até 2027, segundo o relatório da Zion Research citado pelo Google.
Com esses dados, conseguimos visualizar que o e-commerce cross border
tem um grande potencial de crescimento na economia e que, com
certeza, vale a pena investir nesse mercado.
Vantagens do
e-commerce cross border
Além de ser um mercado com grande potencial de crescimento, e-commerce
cross border também oferece diversas vantagens para quem investe nesse tipo de
negócio.
Confira algumas delas abaixo:
- Acesso a novos mercados: com e-commerce cross border, é possível
alcançar um público que não seria possível atingir vendendo apenas no país de
origem. Isso pode gerar um aumento significativo nas vendas e,
consequentemente, no faturamento da empresa.
- Menores custos: uma das principais vantagens do e-commerce cross
border é que os custos são geralmente mais baixos quando comparados a outros
tipos de comércio internacional, como importação e exportação.
- Maior visibilidade da marca: outra vantagem importante é a
possibilidade de aumentar a visibilidade da sua marca, já que o e-commerce
cross border pode gerar um grande alcance e exposição para a sua empresa.
Como funciona a
logística no e-commerce cross border?
A logística é um processo muito importante no e-commerce cross border e,
geralmente, é o principal desafio enfrentado pelas empresas que vendem para
outros países.
Isso acontece porque a logística desse tipo de operação é um pouco mais
complexa e exige um maior cuidado na hora de fazer o envio dos produtos.
Para garantir que a logística do e-commerce cross border funcione da
melhor forma possível, é importante contar com uma boa parceira de transporte e
um bom software de e-commerce.
Com essas ferramentas, é possível diminuir os riscos e garantir que os
produtos cheguem ao destino final em perfeitas condições.
Além disso, o uso de um planejador de rotas
também ajuda a diminuir os custos do e-commerce cross border.
Já que é possível otimizar as rotas e escolher a melhor opção de
transporte para cada caso.
Por fim, é importante lembrar que o e-commerce cross border é um
processo muito burocrático e que exige muita atenção na hora de fazer as
vendas.
Por isso, é importante contar com uma equipe experiente e qualificada
para garantir que todos os processos sejam feitos da melhor forma possível.
E também que os produtos cheguem ao destino final em perfeitas
condições.
3 pontos de atenção
no e-commerce cross border
Como vimos, o e-commerce cross border é um processo muito complexo e
exige muita atenção e cuidado por parte das empresas.
Por isso, listamos abaixo alguns pontos importantes que devem ser
levados em consideração na sua operação:
#1 Otimizações
No contexto do e-commerce cross border é necessário que o empreendedor
tenha sempre o foco voltado à melhoria contínua das suas operações
logísticas.
Busque otimizar o modelo de negócios e operações do seu e-commerce.
Aqui o uso de recursos como um sistema de roteirização para planejamento de melhores rotas, chatbots para
atendimento ao consumidor, automação para melhorar a produtividade dos
colaboradores e etc, garantem que a sua operação seja eficiente e eficaz.
Além disso, é importante que você esteja atento aos custos logísticos e
de envio das suas mercadorias, pois eles podem ter um grande impacto nos seus
resultados.
Um bom planejamento e organização são fundamentais para o sucesso do
e-commerce cross border.
#2 Exportação
Outro ponto importante a ser considerado é que, no e-commerce cross
border, as mercadorias são enviadas e recebidas de outros países.
Por isso, é necessário que o empreendedor esteja atento às leis e
regulamentações de exportação dos países envolvidos no processo.
Além disso, é importante decidir qual será o modelo de exportação
adotado pela sua empresa.
E, para isso, é preciso levar em consideração diversos fatores como
custos, prazos e burocracias envolvidas.
Na exportação direta, o empreendedor se responsabiliza pelas operações
de exportação e, assim, tem mais controle sobre o processo.
Já na exportação indireta, as mercadorias são enviadas por uma empresa
que intermediará todo o processo logístico.
Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens e é importante que o
empreendedor escolha aquele que melhor se adapta às necessidades da sua
empresa.
#3 Pagamento
Por fim, um ponto de atenção extremamente importante é sobre os meios de
pagamentos utilizados no e-commerce cross border.
Isso porque, como as mercadorias são enviadas e recebidas de outros
países, é importante que o empreendedor esteja atento às diferentes moedas e
formas de pagamentos existentes.
Além disso, é importante levar em consideração os custos de câmbio e as
taxas bancárias que podem incidir sobre as transações.
Por isso, é importante pesquisar e escolher a melhor forma de pagamento
para o seu e-commerce cross border.
De acordo com as necessidades da sua empresa e dos seus clientes.
Com esses três pontos em mente, você estará mais preparado para
enfrentar os desafios do e-commerce cross border e garantir o sucesso e
internacionalização da sua empresa.
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