Quinta-feira, 10 de outubro de 2024 - 13h18
A educação infantil
representa uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo das crianças,
caracterizada por uma intensa plasticidade cerebral. Possibilitar que a criança
tenha acesso à diversidade de estímulos é primordial para que suas capacidades
sejam desafiadas e aperfeiçoadas.
O estímulo das
capacidades cerebrais através da diversidade de atividades como danças,
músicas, brincadeiras, jogos, vídeos e consciência corporal, por exemplo,
melhoram a cognição e incentivam a aprendizagem através do raciocínio, da
reflexão, da abstração, da imaginação e do aperfeiçoamento das múltiplas
linguagens.
O desenvolvimento
cognitivo na primeira infância desempenha um papel crucial no sucesso escolar e
na adaptação social futura. Durante essa fase inicial, o cérebro das crianças é
altamente receptivo a estímulos, abrindo uma janela de oportunidade para o
crescimento.
Por exemplo, a
capacidade de resolver problemas, entender conceitos abstratos e desenvolver
habilidades sociais começa a ser formada nos primeiros anos de vida por meio de
estímulos apropriados. A leitura e a escrita são competências que começam a ser
formadas no cérebro desde muito cedo ao serem estimulados pré-requisitos
cognitivos primordiais, como a espacialidade e a consciência fonológica.
Além disso, através
da estimulação cognitiva, promovem-se habilidades essenciais como a memória, a
atenção, a linguagem e as funções executivas. Estas funções são os pilares
fundamentais do aprendizado e do desenvolvimento pessoal.
Para que se tenha
um desenvolvimento cognitivo de forma eficaz, pode-se realizar atividades por
meio de jogos de memória, exercícios de linguagem, tarefas focadas em atenção e
desafios que estimulam as funções executivas. As atividades devem ser planejadas
de forma lúdica e envolvente para maximizar o interesse e a participação das
crianças.
Indico algumas
atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo como, por exemplo, jogos da
memória, onde se utilizam cartões com figuras, números ou letras, virando-os
para baixo e pedindo à criança que encontre os pares correspondentes. O
objetivo é melhorar a memória de curto prazo e a concentração.
Na contação de
histórias, leia uma história curta e, em seguida, faça perguntas sobre a
narrativa, pois isso ajuda a melhorar a compreensão auditiva e a memória. Em
atividades de desenho e pintura, forneça papel e lápis de cor ou tinta, pedindo
à criança que desenhe algo específico. Nesta atividade, você irá estimular a
criatividade e a coordenação motora fina.
Logo, viver em um
ambiente saudável e que as estimulem é muito importante. Por isso,
disponibilize materiais e espaços para fazer com que a criança se aproprie de
estímulos que proporcionem avanços cognitivos.
(*) Luciana Brites
é CEO do Instituto NeuroSaber, psicopedagoga, psicomotricista, mestre e
doutoranda em distúrbios do desenvolvimento pelo Mackenzie, palestrante e
autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem. Instituto
NeuroSaber https://institutoneurosaber.com.br
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