Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Pessoas vulneráveis seguem para uma rota de colisão – Alertem-se!


Pessoas vulneráveis seguem para uma rota de colisão – Alertem-se! - Gente de Opinião

Quais são as principais vulnerabilidades evidentes nos dias de hoje em muitos seres humanos? A passividade, a dispersão, a inconsistência, a crença cega em notícias falsas, o medo de enfrentar os conflitos da própria vida e querer transferir as suas responsabilidades para outras pessoas. Entre outros também podemos destacar: o não saber dizer não, a falta de posicionamento firme, a falta de consistência em suas decisões. Quantas pessoas vieram a sua mente agora? Mas será que você não se enxergou também aqui?

 

Para quem acredita que os nossos dias são lineares, retos, previsíveis, não espere por este sonho, está na hora de acordar. Nos dias de hoje nada se encontra na tão sonhada linha de equilíbrio, os conflitos estão presentes em todos os níveis – do pessoal às nações. Como podemos notar, até o próprio sistema tem sido sustentado por meio de pessoas fragilizadas emocionalmente, as quais redigem Leis e não as cumprem.

 

Reflitamos: Será que podemos identificar exemplos de personalidades para nos servir de inspiração na política? Parece até provocar risos, não é mesmo?

 

Muito bem, dessa forma, lhe afirmo que vivemos momentos de grandes incertezas, instabilidades e inconstâncias. Com base nessa realidade, vemos também o seguinte: Você pode fazer o planejamento que for, mas quem lhe garante que irá acontecer da forma que você elaborou ou desejou? Ainda acrescento que hoje você não pode fazer nada que não deva levar em consideração os diversos cenários em sua volta, porque tudo hoje, influencia tudo e para evitar uma rota de colisão.

 

Quantas pessoas estão com belíssimas formações e perdidas na vida? Quantos empresários não estão sabendo posicionar os seus negócios diante das necessidades dos seus clientes? Quantos pais estão em profundas crises existenciais por não saberem conduzir a educação dos seus filhos?

 

Quando não se consegue enxergar os caminhos muitas pessoas são surpreendidas pela sensação de estar sem rumo ou sem direção, logo, ao se perceber neste cenário pode vir a sentimento de impotência ou fraqueza. É neste momento que vemos algumas pessoas seguirem para a rota de colisão, onde desenvolvem o distúrbio de ansiedade, frustrações críticas, depressão e outros distúrbios.

 

Nem todas as pessoas conseguem reunir condições mentais para enfrentar os próprios fracassos, por não ter força interior, maturidade emocional, visão das próprias limitações e visão de potenciais desenvolvidos e a desenvolver. Reforço que os nossos dias tem cobrado de cada um de nós posturas mais pragmáticas, mas também levando em consideração as variáveis de tempo.

 

Mesmo porque vemos diversas pessoas sofrendo por não aceitar a diferença e o tempo do outro, esquecendo elas que existem – o seu tempo, o tempo do outro, o tempo da sociedade e o tempo do universo. Quando estivemos em harmonia com todos esses tempos? Difícil, não é mesmo?

 

Quando pelo menos você conseguiu alinhar o seu tempo com o do universo? Certamente, no momento em que esta for uma realidade, muitas maravilhas, poderão ser sentidas e materializadas.

 

É importante destacar que o objetivo do presente texto é provocar uma reflexão e não representar o manuscrito da verdade absoluta. Dessa forma, refletir já nos permite alterar diversos padrões comportamentais que na maioria das vezes, pode representar muito mais uma fuga de si mesmo do que determinação para encarar. Como você se enxerga nos dias de hoje? Você vive com mais dores do que alegria? O que mais lhe causa essas dores? Elas lhe incomodam de verdade ou lhe dão algum tipo de conforto? Se lhe incomoda de verdade, porque permanece com eles? Hora de se comprometer com a mudança que se dará em seus próprios pensamentos ou mentalidade.

 

* Uemerson Florêncio – (Brasileiro) Empreendedor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Brasil avança, mas cresce com o freio de mão puxado

Brasil avança, mas cresce com o freio de mão puxado

Nas últimas duas décadas, o Brasil construiu uma sólida confiança como celeiro de inovação na América Latina. É um dos maiores ecossistemas de finte

Mulheres no poder: Rompendo padrões ou repetindo a história?

Mulheres no poder: Rompendo padrões ou repetindo a história?

No dia 8 de março, celebramos mais um Dia Internacional da Mulher. Uma data de reflexão, conquistas e, principalmente, de questionamentos sobre o fu

Há ética na comunicação ou somos parte do erro?

Há ética na comunicação ou somos parte do erro?

Escrevo hoje para tentar aplacar algo que há muito me incomoda. Como ser humano mediano, acostumado a atuar na superficialidade das coisas e raramen

Experiências imersivas com LED e IA: o futuro do streaming

Experiências imersivas com LED e IA: o futuro do streaming

O setor de transmissão de conteúdo acompanha um momento de adaptação às novas possibilidades criativas. A combinação de displays LED com sistemas de

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)