Sexta-feira, 23 de agosto de 2024 - 11h49
Comprar pela internet
tornou-se um hábito dos brasileiros: 85% o fazem, pelo menos, uma vez por mês.
Outros 65% compram de duas a cinco vezes no mesmo período. As informações são
da pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em
parceria com o Opinion Box.
Apesar das vantagens
das compras online, como a praticidade de não precisar sair de casa, elas
exigem cuidados em relação à segurança para evitar a frustração de cair em
golpes. Saber reconhecer um bom site de compras e a sua confiabilidade faz toda
a diferença para os consumidores.
Mais de 80 mil
pessoas foram vítimas de golpes financeiros pela internet no país nos primeiros
nove meses de 2023. Os dados são do levantamento realizado pelas empresas AllowMe,
iCarros Itaú, OLX, Zoo, Who e Único. O prejuízo estimado é de R$
529 milhões.
Uma regra geral é que
todo site deve apresentar “HTTPS”, sigla para Protocolo de Transferência de
Hipertexto Seguro, antes do “www.” que inicia o endereço digital (URL). Caso o
usuário perceba que aparece apenas “HTTP”, deve classificar o site como
inseguro.
Entretanto, a Serasa
Experian alerta que alguns sites criminosos já conseguem simular lojas virtuais
e apresentar o código, fazendo com que o usuário acredite que está em uma
conexão segura. Por isso, não é indicado seguir apenas esse critério de
avaliação. O consumidor deve usar outras formas de análise para reduzir os
riscos de comprometer os dados ou perder dinheiro. Além disso, utilizar serviços
financeiros confiáveis pode aumentar a
segurança nas transações online.
Saiba quais
informações devem estar expostas no site
Segundo o Decreto nº
7.962, que regulamenta a Lei nº 8.078, as empresas de comércio eletrônico devem
disponibilizar de maneira imediata e fácil a razão social, o CNPJ e as formas
de contato no site.
A legislação define
que a loja tenha um endereço físico, mesmo que seja totalmente on-line, para
passar maior credibilidade e segurança ao consumidor. Caso a regra não seja
seguida em sites ou aplicativos de compras, é preciso desconfiar.
Fique atento às
formas de pagamento
Um bom site de
compras deve apresentar opções de pagamento flexíveis, como cartão de crédito,
boleto bancário e Pix. As facilidades de pagamento empresarial simplificam a experiência do consumidor.
Para se prevenir de
fraudes financeiras, é importante estar atento na hora de fechar um pedido.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um dos golpes mais comuns
na internet é a emissão do boleto falso.
Ele pode chegar em
diferentes formatos, como a falsa correspondência de uma loja ou no formato de
e-mail, que direciona às páginas ilegítimas para o download de uma fatura
forjada. Os boletos adulterados são muito parecidos com os originais. Ao
realizar o pagamento, o valor é direcionado para a conta do fraudador.
Por isso, antes de
pagar um boleto bancário online,
é preciso ficar atento aos dados do beneficiário, verificando sempre o CPF ou
CNPJ do emissor, a data de vencimento e o valor. A Febraban orienta, ainda,
checar se os três primeiros números do código de barras correspondem ao código
do banco.
Consulte a reputação
da empresa
O Serviço Brasileiro
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que uma boa reputação
digital é fundamental para definir a forma como as pessoas enxergam uma empresa
no ambiente online.
Antes de efetuar uma
compra, é possível analisar a reputação das lojas em sites especializados e a
forma que solucionam os problemas relatados. O site do Procon-SP disponibiliza
uma lista de lojistas que não respondem queixas de consumidores, não entregam
produtos ou fazem ofertas enganosas. O Reclame Aqui permite conhecer a opinião
de outros consumidores. As redes sociais também podem ser outro canal para
analisar comentários e feedbacks.
Verifique se os preços são justos e desconfie de grandes diferenças
Os anúncios falsos
também estão entre os golpes mais aplicados no país. Ofertas muito atrativas
podem chamar a atenção do consumidor, mas devem ser analisadas com
desconfiança.
A Serasa recomenda
usar sites de comparação de preços, pois permitem identificar se os preços
praticados são justos em comparação ao mercado ou se estão muito acima ou
abaixo da média.
Confira as políticas
de devolução do site
Nem sempre o produto
atende às expectativas do comprador e, por vezes, pode apresentar algum
defeito. Por isso, é importante verificar as políticas de devolução do site e
as possibilidades de reembolso ou troca.
As informações também
devem estar expostas no site, como a necessidade do produto ser entregue na
embalagem original. O Decreto 7.962 indica que a empresa deve garantir o
direito de arrependimento do consumidor em até sete dias úteis, como previsto
no Código de Defesa do Consumidor.
Lembre-se: Política
de Privacidade é obrigatória
Todo site deve
definir uma Política de Privacidade para estar em conformidade com a Lei Geral
de Proteção de Dados (LGPD). Caso não cumpra esta regra, sua confiabilidade
está ameaçada, como ressalta a Serasa Experian.
A política deve ser
feita de maneira transparente e informar aos consumidores como os seus dados
recebem tratamento e proteção. A atitude demonstra o compromisso da loja com o
cliente e garante que as informações estejam protegidas durante o cadastro e a
compra.
Devem ser solicitadas
apenas informações necessárias, que não podem ser compartilhadas com terceiros
sem consentimento. Os selos de segurança, como o SLL, também garantem que os
dados são criptografados e protegidos contra ataques cibernéticos.
Navegação e
usabilidade do site precisam ser facilitadas
Um bom site deve ser
simples de usar. Conforme destaca o Sebrae, usabilidade é sinônimo de
facilidade de uso e melhora as chances de conquistar clientes e vendas. Os
comandos precisam ser autoexplicativos e a navegação intuitiva.
Quando a velocidade
de carregamento é lenta, pode frustrar os usuários e influenciá-los a desistir
da navegação. O site deve ser responsivo e se adaptar aos diferentes tamanhos
de tela e dispositivos, como computadores, smartphones e tablets.
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