Domingo, 12 de maio de 2024 - 08h15
Estamos vivendo a maior tragédia climática da história do Rio
Grande do Sul e, quanto a isso não há divergências. A situação é realmente
muito dramática. Grande parte do território do Estado está embaixo d’água.
Estradas interrompidas, pontes destruídas, cidades inteiras alagadas, milhões de
pessoas desabrigadas, centenas de mortes... As perdas são incalculáveis. O
Estado foi engolido pelas águas.
Há,
certamente, muitas razões para termos chegado nesta situação de calamidade,
desde o descaso em relação aos incontáveis alertas que os cientistas vêm
fazendo há muito tempo sobre o aquecimento global e sobre degradação ambiental,
até a falta de manutenção dos equipamentos públicos mais simples de prevenção
de enchentes. No entanto, não é hora de procurar culpados, pois eles já são
conhecidos. O que eu quero aqui é ressaltar a importância da ação do Estado e
da sociedade diante dessa situação trágica.
Em
todas as grandes tragédias que vivemos, aparece sempre, em primeiro lugar, o
Estado e seus servidores públicos, defesa civil, bombeiros, forças armadas,
entre outros; depois vem a sociedade com aquilo que melhor lhe caracteriza, a
solidariedade humana. Mas infelizmente, também aparecem, nestes momentos, os
oportunistas, que veem nas tragédias oportunidades para lucrar, para saquear ou
para impor suas ideologias.
Na
hora de prestar socorro aos atingidos pelas calamidades, é do Estado que se
espera as primeiras ações. Somente o Estado, com sua estrutura e com os
recursos públicos tem a capacidade e a responsabilidade de organizar os
esforços de resgate, de ajuda e de reconstrução da vida de milhares de
famílias. E é isso que de fato acontece, com maior ou menor amplitude, de
acordo com as concepções de Estado de cada governo.
Tivemos
muitos exemplos recentes. Na pandemia da covid-19 foi assim. Nas tragédias de
Mariana e Brumadinho, também. No incêndio da boate Kiss, da mesma forma. E
agora, nas enchentes no RS, não é diferente.
O
que estamos presenciando é que o Estado não mede esforços, nem faz cálculos de
custo-benefício, diante do desafio de salvar vidas. Nenhuma regra ou limite
fiscal pode se sobrepor à urgência de atuação que a situação exige. Obviamente
que, dependendo da concepção de cada governo, essa atuação será mais ou menos
eficiente.
No episódio que estamos vivendo, toda o a estrutura pública foi
colocada a serviço da população atingida e ninguém está perguntando se a pessoa
atendida é rica ou pobre, se tem recursos, ou se pagou em dia seus tributos.
Essa é a natureza de um Estado social: “de cada qual, segundo sua capacidade; a
cada qual, segundo suas necessidades”.
A
sociedade, por seu lado, ao ser chamada, ou mesmo de forma espontânea, faz
também a sua parte, e, quando o faz, atua como extensão do próprio Estado.
As
doações de alimentos, de roupas e de tempo de trabalho voluntário, nada mais
são do que formas diferentes de pagar tributos, de acordo com a capacidade de
cada um, para atender diretamente aos demais, segundo as suas necessidades. É o
exercício direto da atribuição do Estado pelas mãos dos cidadãos.
Em
momentos como esse, todos são Estado, e cada cidadão abdica da sua condição de
indivíduo e passa agir como cidadão, ou seja, como alguém que coloca o
interesse comum acima do seu próprio interesse individual. A participação da
sociedade não reduz a importância do Estado, como alguns têm tentado pregar,
mas a amplia.
A lógica do Estado é que prevalece sobre a lógica do mercado e
do individualismo. Os direitos à vida, à proteção social, à saúde, à alimentação
se sobrepõem aos ganhos individuais e ao lucro.
Os
oportunistas, ao contrário, querem maximizar seus ganhos privados, e colocam em
marcha uma lógica contrária à ação cooperativa e coletiva, que caracteriza o
Estado, ou seja, a lógica do lucro. O mercado quer cobrar para prestar socorro,
quer aumentar preços em razão da escassez dos produtos, vender água a preços
exorbitantes, aumentar preços dos combustíveis, quer esconder produtos para
vendê-los a preços superiores quando estiverem em falta. O mercado impõe a
lógica da vantagem.
Saqueadores
de residências e de estabelecimentos abandonados, assaltantes e golpistas agem
também pela lógica da vantagem individual, que é estimulada pelo mercado, e não
pela lógica da cooperação, que caracteriza a ação do Estado. Os propagadores de
fake News, da mesma forma, ao distorcerem a realidade dos fatos tentam anular a
importância do Estado para que prevaleça a ideologia do mercado.
São
meros oportunistas que se aproveitam da desgraça alheia para fazerem apologia
do Estado mínimo, justamente quando a população mais precisa do Estado de
proteção social. Aliás, a distorção da realidade tem sido um instrumento
recorrente dos negacionistas. O Estado mínimo é aquele em que o presidente da
República tira férias, em Santa Catarina, quando o estado da Bahia era vítima
de calamidade climática, ou aquele, em que o presidente negava a importância
das ações de prevenção contra a pandemia da covid-19.
No
Estado social, ao contrário, todas as estruturas do governo federal se mobilizam
e colocam todos os seus recursos para atuar diretamente no local dos
acontecimentos com o objetivo de proteger as pessoas. Mas, antes que me
entendam mal, preciso dizer que mercado não é sinônimo de empresas. Muitas
empresas e empresários, deixando de lado seus interesses privados, também estão
empenhados em ajudar o Estado neste momento, tanto fazendo doações e cedendo
espaços físicos, quanto prestando serviços relevantes à sociedade.
Não
se iludam. Não é o mercado que salva. É o Estado. E somos, todos, Estado.
Quando saio de casa para ajudar em algum abrigo; quando levo alimentos, roupas,
calçados; quando faço contribuições para as cozinhas solidárias; quando ajudo a
retirar famílias de áreas alagadas, sou Estado. Me junto aos milhares de
servidores públicos, civis e militares, socorristas, e aos milhares de
voluntários, numa grande ação de Estado para salvar vidas e superar rapidamente
a tragédia.
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Presidente do Instituto Justiça Fiscal, auditor fiscal e
coordenador da campanha Tributar os Super-Ricos
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