Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Boi Garantido abre nesta sexta-feira primeira noite do Festival de Parintins


 Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil

Gente de Opinião

O Boi Garantido vai abrir as duas primeiras noites do Festival Folclórico de Parintins de 2016  Arquivo/Patrícia Fontoura/Agência Brasil

Falta pouco para o início de mais um Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, um dos maiores espetáculos a céu aberto do mundo. E será vermelha a abertura do evento, nesta sexta-feira (24). O sorteio da ordem das apresentações foi realizado no início da tarde de hoje (23). Ficou definido que o Garantido vai abrir as duas primeiras noites, e o Caprichoso vai fechar.

Na terceira e última noite, no domingo (25), o boi azul abre e o vermelho encerra o festival. O sorteio ocorreu em três rodadas e em todas o Caprichoso, que tenta o bicampeonato, tirou a bola maior, podendo assim escolher como gostaria de se apresentar. O presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, aprovou o resultado.

“Se tivesse oportunidade de ter escolhido, seria desse mesmo formato. Para nós foi uma felicidade muito grande ocorrer dessa forma. O Garantido é grandioso. O Conselho de Arte já havia pedido dessa forma e, graças a Deus, deu tudo certo. Vamos para a vitória. Não tenha dúvida disso", afirmou Albuquerque.

Gente de Opinião

O Boi Caprichoso, que tenta o bicampeonato, tirou a bola maior e pode escolher a forma de apresentação Arquivo/Patrícia Fontoura/Agência Brasil

Segundo o vice-presidente do Caprichoso, Rossi Amoedo, as escolhas foram estratégicas. "A primeira noite é uma questão estratégica. Abrir o festival é ruim, é tenso. Fechar não. Você já analisou o adversário, consegue trabalhar em cima dele, pensar em soluções. A escolha foi muito bem pensada por nós e pelo conselho. Muita gente viaja domingo à noite e precisa retorna para Manaus, porque grande parte dos torcedores do boi é da capital", acrescentou.

Para quem não é Garantido ou Caprichoso, como Edna Jurema Bezerra, 61 anos, moradora de Manaus, não importa a ordem de apresentação. Ela, que já participou de pelo menos sete festivais, se define como "Garanchoso". “Sou garanchoso, porque um ano ganha um, outro ano ganha outro. Não vou sofrer com isso. Para mim o que ganhar é festa.”

As apresentações começam nesta sexta-feira, às 20h. Nos dois primeiros dias, os 21 itens serão avaliados. Por causa da falta de recursos do governo do Amazonas para o festival de Parintins, os dois bois chegaram a anunciar que a terceira noite não contaria pontos.

Eles iriam aproveitar o material das apresentações anteriores como forma de reduzir custos. Mas, por uma questão de segurança e para não prejudicar os torcedores, eles voltaram atrás e definiram que sete itens vão ser contabilizados no último dia do festival.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Resignando, resistindo e mantidos pela fé

Resignando, resistindo e mantidos pela fé

Que a luz nos guie pelos vales por onde, por vezes Deus Pai todo poderoso nos permite transitar para sufocar os nossos egos e vaidades, para algum d

Água, esgoto e Reforma Tributária

Água, esgoto e Reforma Tributária

A Baixada Santista, no litoral Paulista, viveu um surto de virose neste final de ano com milhares de moradores e turistas infectados. Os casos se ag

Dando as caras: Sérgio Gonçalves põe o carro na rua e inaugura a corrida eleitoral de 2026

Dando as caras: Sérgio Gonçalves põe o carro na rua e inaugura a corrida eleitoral de 2026

Sabe a história do patinho feio? Enfrentava muitas dificuldades, sendo constantemente excluído, por um breve período Sérgio Gonçalves (União Brasil)

Elon Musk desafia e inova a tradicional cultura do discurso político

Elon Musk desafia e inova a tradicional cultura do discurso político

Resumo dos principais Temas do Diálogo transmitido no X Spaces A Iniciativa do bilionário Elon Musk convidar a política alemã Alice Weidel para um

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)