Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Motivos para ser um administrador


Mara Luiza Gonçalves Freitas*

Se para todas as profissões, o professor é um profissional imprescindível, para a sociedade, o administrador é o profissional que transforma e fomenta, através de sua tomada de decisão, o que conceituamos como desenvolvimento.

Assim sendo, pode-se afirmar que dentre os vários motivos para se tornar um administrador profissional – formado em um curso de bacharelado em administração e registrado no Conselho Regional de Administração -, é a paixão pela mudança fundada na ação estratégica que faz dessa profissão, uma das mais alinhadas com o projeto de crescimento do Brasil. Uma nação que caminha para a 5ª posição no ranking de maiores economias do planeta, não pode mais abraçar a ideia do amadorismo na gestão de suas organizações, estejam elas nos setores privado ou público.

Mas o que seria este amadorismo gerencial?

Pode-se elencar um conjunto expressivo das ações, a começar pelo desconhecimento da arena das finanças pessoais. Ainda no contexto do próprio indivíduo, estão os problemas de cumprimento dos compromissos, pontualidade, gestão de responsabilidade sobre os próprios atos. A renda cai com isso e o consumo passa a ficar limitado pela própria renda, o que gera contínuas frustrações.

Ultrapassando tal esfera pessoal, adentra-se o cotidiano das organizações. Lá, o comportamento individual confronta-se com o comportamento organizacional, que exige resultados, conquistados pela impressão sistemática da qualidade em cada ato. Estes resultados, conquistados no cotidiano, refletem-se na contabilidade da empresa, através dos resultados do caixa e no tamanho da carteira de clientes, por exemplo. As organizações, por sua vez, a partir desses resultados verificam sua capacidade de crescerem no médio e longo prazo, observando a dinâmica da região onde estão inseridas.

Nesta arena, a gestão pública, passa a assumir papel preponderante, visto que se a gestão vai bem, a cidade e a região vai bem também e logo, esta se torna atrativa para a captação de investimentos, que geram mais empregos e renda e logo, prosperidade, aumentando o nível de riqueza da população, atingindo, dessa forma, a arena das finanças pessoais, mais uma vez.

Vê-se então, que a administração é fundamental para a boa condução de um ciclo iniciado e terminado no indivíduo, após passar pela realidade das organizações privadas e públicas.

Em razão disso, pode-se afirmar que além da paixão pela mudança fundada em tomadas de decisões estratégicas, a certeza de que a administração profissional gera um ciclo virtuoso para toda a sociedade, é, sem dúvida, o segundo motivo para apostar nesta moderna profissão. Trata-se de uma carreira nobre, que trata da ‘saúde das organizações’.

Outro motivo que certamente pode ser inserido aí é o tamanho do campo de atuação, que congrega mais de 50 segmentos, relacionados às áreas de finanças, gestão de pessoas, gestão de produção, organização, sistemas e métodos, tecnologia, administração pública, sendo no exercício da função executiva, como consultor, empreendedor ou professor. A ele também, reserva-se as carreiras públicas, voltadas à administração dos interesses de Estado.

Outro motivo, diz respeito aos resultados financeiros que podem ser alcançados no exercício profissional nesta carreira. Na área da administração, como qualquer outra profissão, vence aquele que é mais dedicado e competente. Os números são extremamente atrativos. Uma visita à página do Conselho Federal de Administração permitirá o conhecimento da tabela salarial sugerida para os profissionais dessa carreira.

Por último, cita-se ainda, a expansão da habilidade em lidar com pessoas. No campo da administração, lida-se com o humano o tempo todo, o que transforma este profissional em um ser generoso com cada vida que toca, que ele transforma por gestões de recursos responsáveis, por expansão da sua capacidade empresarial. O administrador transforma vidas, melhor do que qualquer outro profissional, porque ele detém a arte do planejamento organizacional que inevitavelmente conduz ao desenvolvimento e a geração de oportunidades de trabalho, fatores fundamentais para a realização de sonhos de todos os seres humanos.

*Administradora, docente de ensino superior, coordenadora do curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Porto Velho com Certificação de Qualidade da Fundação Getulio Vargas (PORTO/FGV). E-mail: mara.freitas@portovelho.br

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pensar grande, pensar no Brasil

Pensar grande, pensar no Brasil

É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da

A linguagem corporal e o medo de falar em público

A linguagem corporal e o medo de falar em público

Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)