Sexta-feira, 2 de maio de 2014 - 15h04
A liderança estratégica e motivacional é uma das ferramentas cada vez mais importantes dentro do contexto organizacional e administrativo de uma empresa porque evidencia uma necessidade premente no que diz respeito ao bem estar do colaborador. De acordo com o jornalista e consultor Chagas Pereira, liderar com estratégias gestoras assegura o incentivo para que o liderado possa manifestar suas ideias e sugestões em prol do crescimento e do fortalecimento da empresa onde atua. “Não existem regras pré-determinadas que imponham condições específicas sobre que metodologias devem ser aplicadas por um líder, cabendo observar que ser líder é diferente de ser chefe”, diz o jornalista e consultor.
Segundo Chagas Pereira, quando se exerce um cargo de chefia normalmente se tem como proposta a busca por resultados, mas o mercado atual, bem mais moderno, dinâmico e exigente, busca profissionais que sejam diferenciados e não estejam apenas preocupados com resultados. “Nesse contexto está inserida a importância de um chefe que também saiba liderar, levando em conta que a concretização dos resultados depende do rendimento de uma equipe, que precisa estar motivada e movida por métodos estratégicos que possam oferecer subsídios diferenciados, capazes de manter essa mesma equipe sempre disposta e integrada na busca dos resultados”, acrescenta.
Na opinião do jornalista e consultor, ser chefe é mais cômodo para quem exerce tal função, ao passo que ser líder exige muito mais, principalmente porque um líder se envolve diretamente nas atividades e não apenas distribui as tarefas. “Um líder sempre está junto com a sua equipe, motivando-a e orientando-a para que os resultados sejam alcançados, não como uma obrigação, mas como um novo desafio a ser enfrentado e superado, com a satisfação de todos ao final de cada projeto”, destaca.
Chagas Pereira salienta que na atualidade o mercado de trabalho já não oferece muito espaço para quem se preocupa apenas em chefiar, mas tem valorizado quem, além de chefiar, apresenta habilidades de liderança. “Na verdade, é preciso saber chefiar, mas muito mais importante é saber liderar. Um líder sabe conduzir sua equipe com diplomacia, valorizando cada um dos integrantes, sempre disposto a ouvir as idéias e sugestões e a analisá-las. Um líder sabe admitir quando está equivocado, consciente de que não é dono da verdade. Além disso, saber ouvir é uma demonstração de sabedoria, porque mais aprende quem ouve do que quem fala”, complementa.
Fonte: Chagas Pereira
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