Sábado, 24 de dezembro de 2011 - 20h09
Nesta noite a parcela cristã da Humanidade se reúne para celebrar a vinda de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, a Salvação enviada por Deus, Emanuel, Deus Conosco!
Esta celebração não apenas nos remete ao passado de mais de dois mil anos, como nos falam o presépio, a árvore e toda a circunstância em que vivemos nestes dias, mas seu objetivo maior é nos preparar para o Natal definitivo, quando também nós iremos até a Belém celeste para adorarmos, para sempre, o nosso Salvador. Nesse estar face a face com Deus, encontraremos não apenas os anjos, mas Maria Santíssima, o grande São José, e todas aquelas pessoas que nós amamos e fazem parte de nosso céu, para ficarmos dentro do ambiente destes dias, das pessoas que fazem parte de nosso presépio celeste.
Do mesmo modo que os magos tiveram notícias da vinda do Senhor e se prepararam de todo coração e usando seus conhecimentos humanos e a vida de reflexão foram ao encontro do Salvador, também nós deveremos nos preparar para o momento especialmente sublime de nossa vida, quando Jesus vier até nós e nos levar, em seus braços, para a Casa do Pai.
Este é o objetivo maior do Tempo de Advento, que acabamos de viver e do Natal que agora começamos.
Por tudo isto a noite santa que viveremos com a família, com os amigos, na igreja ou em casa, deverá ser para nós um forte sinal da realidade que nos espera, o céu. Também aqueles que passarão sozinhos a noite de Natal são chamados a um profundo ato de fé na presença amiga do Emanuel, Deus conosco principalmente quando nos sentimos sós, abandonados, carentes. Não nos esqueçamos das pessoas que vivem esse momento de luz em situações bastante difíceis. Refiro-me àqueles que se encontram nos hospitais, acamados ou velando por um ente querido ou como profissional da saúde, cuidando dos enfermos; refiro-me também aos prisioneiros, tendo como companheiros pessoas desconhecidas e marcadas por graves delitos; dirijamo-nos também aos moradores de rua, aos mendigos, a todos aqueles que não possuem teto e vivem na esperança de um lar, que eles saibam que também a família de Nazaré passou privações, conheceu dificuldades e a caminho de Belém só encontrou acomodação ao lado de animais, de lado de fora de uma residência.
Pensemos nos povos, nas famílias, nas pessoas que estão em litígio ou vivem opressões, que elas permitam a entrada do Príncipe da Paz em suas vidas.
Pensemos, finalmente, naqueles filhos de Deus que passam este Natal em meio ao luto pela perda de entes queridos ou perseguidos porque cristãos. Que eles tenham no coração a dimensão da eternidade, do sentido maior de nossa vida que é a felicidade sem fim junto ao Deus da Vida!
Como vemos, queridos irmãos, o Natal é muito mais que uma troca de presentes, que uma ceia farta, que uma bela apresentação de um coral! Natal é mudança de uma vida sem futuro, marcada pelo sofrimento e pela morte, de uma vida fechada, egoísta, para uma vida de fé, de valores eternos, de esperança, de felicidade sem limites, de amor, onde só sou feliz se você for feliz! Por isso Deus se fez um de nós, armou sua tenda em nosso meio e se tornou o Emanuel, o Deus conosco. Que você, caro ouvinte, tenha uma Feliz e Santa Noite de Natal, seja quem você for e esteja onde estiver! Se você existe, é porque Deus pensou em você antes que qualquer outra pessoa. Ele amou você antes que qualquer outro. Portanto, Feliz Natal! Que a Paz do Menino Jesus esteja em seu coração! Feliz Natal!
Pe. Cesar Augusto dos Santos, S.J.
A linguagem corporal e o medo de falar em público
Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu
Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados
O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se
Zumbi dos Palmares: a farsa negra
Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image
Imagino quão não deve estar sendo difícil para o prefeito eleito Léo Moraes (Podemos) levar adiante seu desejo de não somente mudar a paisagem urban