Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Sacerdote vitima de Burlão


Por Humberto Pinho da Silva

Uma manhã, deste rigoroso Inverno, ao abrir o computador, deparei com mensagem de sacerdote, com quem me correspondo virtualmente.

Trata-se de padre que celebra missa na Igreja, que habitualmente frequento. Sacerdote, entrado em anos, rijo, que ainda se aventura enfrentar, de frente, touros enfurecidos.

Dizia a mensagem o seguinte:

Estava em Londres sem dinheiro para pagar hospedagem. Tinha vergonha de contactar a família, já que esta desconhecia o que tinha ido lá fazer. Precisava de ajuda urgente.

Desconfiei da veracidade da mensagem. Estranhei, que padre idoso, membro de comunidade religiosa, fosse a Londres, em segredo, e viesse pedir-me socorro, confiando-me segredos, que pensei serem vergonhosos.

A mensagem estava mal redigida, para ser de sacerdote de grande cultura, mas fiquei preocupadíssimo.

E se fosse verdade? Iria abandonar o amigo em situação aflitiva?

Como não tinha meio de comunicar, pelo telefone, respondi pelo correio electrónico, recebendo a confirmação do dramático pedido.

No dia imediato informaram-me que haviam invadido o computador do sacerdote e copiados os endereços e códigos de acesso.

Não é caso inédito.

Conheço senhora, divorciada., que o ex-marido, para a colocar em má posição, diante das amigas, conseguiu entrar no computador da ex-esposa - apesar de ter alterado o Palavra-chave, - e relatar, cenas intimas, que a denegriam.

Serve de aviso para que não se aceite mensagens dessas, sem primeiro confirmar, pelo telefone, ou outro meio seguro.

Introduzir e ver o que se passa nos ficheiros de computador estranho, não é tão difícil como pode parecer.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A concessão de abono natalino a servidores públicos

A concessão de abono natalino a servidores públicos

Pessoalmente, não vejo nenhum problema no pagamento de abono natalino a servidores públicos, desde que seja autorizado por uma lei, apesar de muita

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido

Punhal verde amarelo

Punhal verde amarelo

Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal,  enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã

Pensar grande, pensar no Brasil

Pensar grande, pensar no Brasil

É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)