Terça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Orlando Cavalcante Pereira da Silva Junior

A vida, sempre em construção


A vida, sempre em construção - Gente de Opinião

Diferente da ideia de um dos três porquinhos, fábula popularizada por Joseph Jacobs, tirada do folclore inglês, que, a mãe deles, ciente da maturidade dos filhos, orientou que os mesmos saíssem de casa para construírem suas próprias vidas.

Ela fez um farnel para cada um deles e forneceu algumas economias para que comprassem material para construírem as casas.

O primeiro porquinho, preguiçoso, quis construir uma casa que não desse trabalho. Apesar da advertência dos irmãos, construiu uma casa de palha, não tendo demorado muito para que o lobo mau, em um sopro levasse sua casa ao chão.

Os mais antigos já sabem o resultado da proeza!

Saindo do folclore e levando para a via real, pouco valorizamos a palha que é um material utilizado do artesanato e até mesmo em combustível, forragem para animais e mil e um outros usos.

Há quem chame um fogo de palha uma empolgação que dura pouco tempo ou algo que parece intenso e importante, mas que acaba rápido; transitório, efêmero e por aí vai, porém a expressão "a palha é algo forte" em alguns estados brasileiros, "palha" é uma gíria antiga para designar algo fácil, ruim ou com pouca aceitação. Por outro lado, "a palha" também é popular por ser abundante, sustentável e versátil, sendo uma escolha ecológica para diversos usos sendo, portanto, dependendo do prisma que se olhe ou da sua utilização, lago muito forte.

Não se pode duvidar da força da palha, visto que foi num berço de palha que dormiu nosso Salvador, o meigo menino Jesus, ou seja, vemos aí o privilégio desse material que deu cama aquela criança!

E nós, tenho certeza que muitos já dormiram em camas com colchões forrados com palha, antes do advento dos colchões de molas e/ou espumas.

Indo para um relacionamento, não há que se falar em fogo de palha, algo que seja duradouro e forte; versátil e eclético; multifacetado e complexo; homogêneo e uniforme;

feliz e faceiro; carinhoso e afetuoso; cumplice e conivente; amigo e consorte.

Ora, se a palha é tão forte quanto o amor não podemos dizer que um relacionamento duradouro é fogo de palha.

Há pessoas que se olham, um para o outro e dizem sim para o amor, se conhecem, edificam, criam, recriam, são cúmplices dos bons e dos maus momentos para que possam tocando em frente, sem que nada venha a subjugar sus vias.

O relacionamento não é simples, mas superado todos os obstáculos juntos e aprendido que o amor prevalece acima de qualquer coisa, leva a crer que “o fogo de palha” não é efêmero e sim perene.

Por isso, parabéns para o amor, que o “fogo de palha” será infinito enquanto dure, pois assim já dizia nossa “poetinha” Vinicius de Moraes para que o relacionamento continue com cumplicidade, saúde e bençãos divinas.

Que o fogo de palha seja totalmente divergente do que cantado por Lulu Santos, quando diz “que era só encenação” ou que “as balas eram de festim”.

Que o paradoxo do infinito seja sempre lembrado em “um fogo de palha”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Longos e curiosos vinte e três

Longos e curiosos vinte e três

Meus sonhos sempre estanhos, me levaram aos meus vinte e três anos de díade, anos idos de 1981 e lembrei, ao acordar que é a curiosidade que acende

Os sorrisos bobos

Os sorrisos bobos

Você já se pegou, sorrindo sozinho, para o tempo?Ou... Já sentiu que estava olhando para o nada e, se alguém lhe olhasse, não saberia que seus pensam

Longos anos

Longos anos

Com o decorrer dos anos, passamos a admitir certos erros e aplaudir alguns acertos que nós nos brindamos de poder comete-los, sem muita culpa e pode

O príncipe dos príncipes

O príncipe dos príncipes

Nenhuma tempestade pode durar para sempre! Jamais choverá eternamente...E após a chuva, a tempestade, o tempo escuro, com certeza o sol surgirá e su

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)