Quinta-feira, 26 de agosto de 2010 - 14h14
Paula de Castro
Agência Brasil
Brasília - A exemplo das cidades de Curitiba e São Paulo, Brasília agora também faz parte do programa Cidade Livre de Pirataria. A iniciativa integra o Plano Nacional de Combate à Pirataria presidido pelo Ministério da Justiça e prevê o trabalho integrado entre o governo federal e as cidades brasileiras para coibir o comércio de produtos ilegais.
O acordo de cooperação foi assinado hoje (26) pelo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, e o presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP), Rafael Favetti.
“Por trás da pirataria está uma série de procedimentos ilegais e eventuais crimes cometidos, além da possibilidade de trabalho escravo, trabalho infantil e crimes contra o meio ambiente”, explica o governador do Distrito Federal.
Rosso defende que é impossível enfrentar a pirataria sem a integração do governo federal, dos estados e das polícias. Ele lembra que a pirataria só traz aspectos negativos como a redução da arrecadação de impostos, da empregabilidade e do crescimento da economia.
Além de todos esses prejuízos, o presidente do CNCP e secretário executivo do Ministério da Justiça alerta para os perigos da pirataria de remédios.
“Imagine a complicação que um remédio pirata traz na vida de uma pessoa que já está com sua saúde debilitada. E o pior é ela consumir esse remédio pirata colocado a sua disposição pelo crime organizado”, diz ele.
Depois do evento de assinatura, começou o 1º Seminário de Capacitação para o Combate à Pirataria que vai instruir 300 agentes policiais do Distrito Federal que trabalham com a apreensão de mercadorias pirateadas.
Facções ateiam fogo em ônibus de Porto Velho e do interior para retaliar ações da polícia
Veja a reportagem:
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada