Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 - 11h04
No dia 26 de fevereiro
de 2024, estudantes do Curso de Geografia da Universidade Federal de Rondônia
(UNIR), sob a orientação da professora Raiane Florentino, participaram de uma
visita guiada à Procuradoria Regional do Trabalho, em Porto Velho. O tema
central da visita foi a Regionalização: teoria e processo, disciplina ministrada
pela professora.
Recebidos pelo
Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na 14ª Região, Carlos
Alberto Lopes de Oliveira, os alunos tiveram a oportunidade de dialogar,
esclarecer dúvidas e compreender a atuação do órgão ministerial nos Estados de
Rondônia e Acre.
A iniciativa teve como
propósito proporcionar aos estudantes uma perspectiva prática de conceitos
abstratos discutidos em sala de aula. A professora Raiane Florentino ressaltou
a importância de transcender o ambiente acadêmico, destacando que a disciplina
de Geografia está intrinsecamente relacionada a diversas áreas, e o
conhecimento fornecido pelo MPT é crucial para futuros profissionais.
A visita incluiu a exploração de setores estratégicos, como recebimento de denúncias presenciais e virtuais, a seção de Perícia, responsável pelo suporte às investigações, e os setores administrativos vinculados à Diretoria Regional e gestão de pessoas. Os alunos também conheceram as salas de audiência, onde compreenderam o processo de condução de casos pela Justiça do Trabalho.
Ao receber os alunos do Curso de Geografia da UNIR, o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho na 14ª Região, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, enfatizou a relevância do MPT como um agente ativo na salvaguarda dos direitos laborais. Ele destacou: "Nossa missão no Ministério Público do Trabalho transcende a esfera jurídica; ela se entrelaça com a realidade socioambiental da região amazônica, enfrentando desafios singulares na efetivação do trabalho decente e por essa razão é muito interessante a visita e interação com os acadêmicos de geografia da UNIR."
Ao final, a professora
Raiane Florentino considerou a atividade extremamente enriquecedora para a
formação acadêmica dos alunos. “A experiência prática proporcionada pela visita
contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos abordados na
disciplina de Regionalização: teoria e processo”, ressaltou Raiane. A visita
culminou com depoimentos dos alunos, evidenciando a mudança de percepção sobre
o papel do MPT na sociedade.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS:
Ao final da visita, o aluno Francisco disse que, antes da visita “sabia que alguém fazia a denúncia e eles (MPT) iam apurar no local”, e depois da visita afirmou: “agora vejo o Ministério Público como um parceiro da sociedade na defesa dos seus direitos”. Já Rosilene Fernandes disse ter ficado satisfeita pelas informações que recebeu “nessa oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado pelo MPT, de como as denúncias chegam até aos Procuradores para serem averiguadas (apuradas)”.
João Guilherme disse que o setor do Ministério Público do Trabalho que mais lhe chamou a atenção na visitação foi o setor de Perícias, “que é um trabalho de campo, com o qual me identifico muito”. Para Jaqueline Lopes, a experiência da conhecer a rotina do MPT pode influenciar suas perspectivas futuras no que diz respeito “à segurança da pessoa poder denunciar sem precisar se identificar”.
Para o aluno Anderson Reis, que chegou a cursar quatro períodos do curso de Direito antes de ingressar na Geografia, a visita guiada veio enriquecer sua vida acadêmica por ter lhe possibilitado conhecer, na prática, o que sabia em teoria. Por sua vez, Janaina Viviane destacou o trabalho de campo realizado pelos peritos no apoio a atuação dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho, no processo investigativo e de apuração de denúncias, como também do envolvimento do órgão como articulador de uma rede em defesa dos direitos dos trabalhadores e da sociedade.
Por sua vez, a professora Raiane Florentino resumiu a atividade acadêmica que organizou para seus alunos como “super válida por oportunizar um contato direto com o órgão que tem uma atuação regional, como é o caso do MPT, que abrange não só o Estado de Rondônia como o Acre também. E válida também pelos conhecimentos adquiridos e os diálogos mantidos com o Procurador-chefe, cujas informações dadas ao grupo em muito vai contribuir com a atividade acadêmica da disciplina que estão cursando (Regionalização: teoria e processo).
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