Quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 04h57
Uma ação rápida das guarnições de serviço do 6º Batalhão de Polícia Militar resultou na elucidação de um furto a um comercial, em Guajará-Mirim. Tudo começou na cidade de Nova Mamoré quando Izaqueu Silva dos Santos, 18 anos, na manhã de segunda-feira (17), tentou trocar dezenas de moedas de diferentes valores em cédulas num comércio daquele município.
O proprietário do estabelecimento estranhou Izaqueu, mesmo sem saber que ele já tem várias passagens pela Polícia por diversos crimes, pelo fato de nunca ter visto em seu comércio e por estar carregando um monte de moedas dentro de uma meia.
3ª Companhia de Policiamento Ostensivo da cidade foi acionada e ao local deslocou-se a patrulha composta pelos PMs Gilberto, Paz e Kátia, onde ao abordar o rapaz descobriu que ele tinha furtado um mercantil no bairro Jardim das Esmeraldas, em Guajará-Mirim e delatou outros envolvidos.
Investigações e coincidências
No momento em que o suspeito era abordado em Nova Mamoré, o Grupo de Inteligência do 6º BPM diligenciava em busca dos autores do delito do mercantil no bairro Jardim das Esmeraldas. Durante as investigações a Inteligência foi informada a respeito da abordagem feita no delinquente ainda na cidade vizinha.
De posse dos dados a guarnição do PM Eliel, Jair e Marcelo, com apoio do cabo Guimarães e PM Elcilene componentes da viatura de Busca e Captura saíram no encalço dos suspeitos.
Captura dos envolvidos
Os que foram delatados por Silva, o primeiro a ser capturado foi Warlison de Freitas Santos, 19 anos, que de acordo com a versão de Izaqueu ele participou do crime e portava um revólver cal. 32 quando cometeram o delito. Warlison e Izaqueu confessaram a autoria do furto. Segundo relatos da dupla aos policiais que atenderam a ocorrência, a arma pertencia aos irmãos Kenedy Melgar Moreno, 21 anos, e Franklin Melgar Moreno, 33.
A localização de Franklin e Kenedy levou a PM a apreender a arma. De acordo com o Boletim policial Patrícia Melgar Moreno, 31 anos, irmã dos dois, de repente apareceu e entregou o revólver cal. 32 de número 528753 aos policiais, falando que era de seus irmãos. Uma pesquisa no INFOSEG mostrou que o 32 está registrado em nome de Osvaldo Costa.
Os acusados foram encaminhados à delegacia de polícia, juntamente com o dinheiro apreendido e outros produtos recuperados, e entregues ao plantonista para as devidas medidas conforme a Lei. Depois do registro Patrícia foi flagranteada por porte ilegal de arma de fogo e aguarda o posicionamento da justiça, recolhida no presídio feminino. Os demais envolvidos foram ouvidos pelo delegado de plantão, liberados e responderão o caso em liberdade.
“Graças a nossa ação conjunta, os R$ 195,00 em cédulas e os R$ 73,25 em moedas foram recuperados, e conseguimos tirar mais uma arma de circulação e desvendar o crime”, comentou o PM Eliel. Autor e fotos PM Almeida 6º BPM.
Fonte: Lenilson Guedes
Facções ateiam fogo em ônibus de Porto Velho e do interior para retaliar ações da polícia
Veja a reportagem:
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada