Domingo, 6 de dezembro de 2015 - 08h01
O deputado Aélcio da TV (PP) se posicionou contra a proposta do governo do Estado de aumentar impostos. O parlamentar explicou que o caminho a ser seguido não é esse, porque a inflação está de volta e a população passa por sérias dificuldades. Segundo ele, o Executivo não deve sacrificar ainda mais o contribuinte, e sim enxugar a máquina administrativa para economizar.
A reação do parlamentar é devido ao projeto de lei encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa, prevendo alteração do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 17% para 18%. Já o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) passaria de 2% para 3%, pela vontade do governo.
O deputado citou que a inadimplência no Detran em relação ao pagamento do IPVA está em torno de 40%, principalmente em relação a motocicletas. Para ele, isso significa que o proprietário de veículos não está conseguido arcar com a atual carga tributária, por isso não é prudente querer cobrar ainda mais.
“Não é momento de aumentar impostos. A maioria das famílias está com dificuldade no orçamento, tendo em vista que o salário mínimo nunca acompanha a inflação”, explicou o deputado.
Aélcio da TV lembrou que o consumidor já sofre com os aumentos no preço da gasolina e na tarifa de energia elétrica. “A solução para o governo não está no bolso do contribuinte. É preciso buscar outras formas de buscar crescimento da economia e também cortar gastos”, adiantou.
O deputado citou que os lojistas estão com mercadorias encalhadas, precisando recorrer a promoções. “Eles vão repassar o aumento ao consumidor. Como sempre, quem mais precisa será penalizado. Se o governo está com problema no cofre, deve gastar menos”, afirmou.
A proposta de aumento de impostos ainda não tem data definida para votação no plenário da Casa de Leis.
Fonte: Ascom
Presidente Alex Redano assegura emenda de R$ 50 mil para brinquedoteca em Alto Paraíso
O Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), anunciou a destinação de R$ 50 mil em emenda parlamentar pa
CPI das Reservas ouve presidente do CREA-RO e representante do Incra
Mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura a criação de onze reservas ambientais no final do mandato do ex-governador Con
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue cumprindo seu compromisso com a população rondoniense ao viabilizar soluções concretas para
Deputados estaduais aprovam Programa Criança Protegida Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 712/2024, que institui o Programa Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianç