Quarta-feira, 21 de junho de 2017 - 13h04
A Comissão de Educação e Cultura (CEC), presidida pelo deputado Anderson do Singeperon (PV), reunida na manhã desta quarta-feira (21), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, recebeu diretora e servidoras do presídio feminino da capital para falar do projeto socioeducativo Rompendo círculos, desenvolvido naquela unidade. Também foram distribuídos e analisados projetos aos membros da comissão.
Apresentaram o projeto Rompendo Círculos, desenvolvido no presídio feminino da capital, a diretora Conceição Mourão e as responsáveis por ele, as servidoras Auricélia Gouveia Caetano e Cristiane Garcia da Silva.
Cristiane, que é bibliotecária, fez a apresentação do Rompendo Círculos, que é desenvolvido com os filhos das reeducandas, buscando romper os círculos viciosos, que segundo ela, acabam por levar aos presídios os filhos de presos, imitando a vida e trajetória dos pais.
O projeto desenvolve leituras, o conto de histórias, empréstimo de livros e inserção de atividades extra-sala aos filhos adolescentes, para tirá-los das ruas, incluindo estágio remunerado como menor aprendiz.
Para Cristiane, o encarceramento no Brasil e em Rondônia só aumentam e é preciso que se faça algo para reduzir e romper o círculo vicioso. “Estamos fazendo nossa parte para tentar mudar a realidade destas crianças”.
O deputado Adelino Follador (DEM) parabenizou a iniciativa brilhante e colocou a comissão à disposição.
O deputado Anderson salientou que o projeto é muito importante tendo em vista a proibição da Justiça de que crianças entrem nas unidades prisionais, pois estavam servindo de escudo em casos de rebelião. “Com este projeto as crianças são recebidas em um ambiente salutar e fora da carceragem”.
O deputado Lazinho da Fetagro (PT), presente à reunião, afirmou que um projeto como este é uma luz de esperança entre tanta miséria e tristeza humana. “O Estado precisa investir mais em iniciativas como esta, levando a Escola do Legislativo para ministrar cursos profissionalizantes dentro dos presídios”.
A deputada Rosângela Donadon (PMDB) ressaltou a importância de cursos profissionalizantes dentro dos presídios, capacitando os reeducandos para que tenham perspectiva ao saírem.
O deputado Ribamar Araújo (PR) afirmou que apesar do ambiente embrutecido em que vivem, os servidores do presídio conseguiram ter sensibilidade para desenvolver um projeto que busca o convívio entre mães e filhos.
“Precisa agora o governo ter esta sensibilidade em desenvolver este e outros projetos, tratando de forma humana a todos, sem regalias, mas de forma humanitária”.
Ao final, o deputado Anderson entregou as três servidoras, Voto de Louvor pelo trabalho desenvolvido.
Projetos
PL nº 687/17 de autoria do deputado Alex Redano (PRB) que altera e cria o Prêmio Professor Nota 10. A relatora, deputada Rosângela Donadon (PMDB) salientou a importância do projeto para estimular os alunos e professores e foi favorável a aprovação.
O deputado Adelino Follador (DEM) pediu que o governo regulamente logo não somente este, mas também o Aluno Nota 10 em nível estadual, pois caso contrário se criará expectativa e não se concretizará, afirmou.
O PL nº 684/17 de autoria do deputado Ezequiel Júnior (Sem Partido), cria a obrigatoriedade da devolução integral da taxa de matrícula de aluno que desistir de frequentar qualquer curso. O relator Anderson do Singeperon (PV) concedeu parecer favorável, pois muitos alunos não encontram o que queriam e desistem do curso.
ALE/RO - DECOM – Geovani Berno / Foto: Lusângela França
FOTOS
Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional
Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d