Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - 15h14
Nesta
quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se
transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo alunos da Escola
Estadual João Bento da Costa para a atividade pedagógica "Debate Crítico
em Rondônia". O projeto, conduzido pelo professor de filosofia Carlos
Grécia, tem como objetivo estimular o senso crítico, a consciência política e a
ética entre os estudantes, além de proporcionar uma experiência única ao
inseri-los no ambiente político do Poder Legislativo.
Durante
o debate, os alunos assumiram papéis simulados, como advogados e defensores de
modelos políticos, demonstrando autonomia na elaboração de argumentos.
"Nossa proposta não é doutrinar, mas desenvolver o senso crítico dos
estudantes. Eles pesquisam, aprofundam os temas e, ao final, simulam uma
audiência pública. Isso os motiva, pois saem da escola para ocupar o plenário,
conhecido como a 'Casa do Povo', um espaço ao qual poucos têm acesso",
explicou o professor Carlos Grécia.
Eduarda
Melgar, estudante do 2º ano do ensino médio, considera o debate muito bom,
principalmente para a geração de estudantes. “Debates em que a gente aborda
temas políticos, como sistemas socioeconômicos, sistemas políticos, é muito
bom, principalmente para a minha geração, que está nessa transição da
adolescência para a vida adulta, da gente começar a ter aquele forte
entendimento sobre política, sobre os sistemas, como funciona, principalmente a
questão econômica, porque a gente vê que na nossa geração não tem essa devida
valorização da política, da gente estudar a política e entender como ela
funciona”, afirma a estudante que integra a equipe que defende
Já
Letícia Castedo, também estudante do segundo ano, diz que a atividade é muito
importante para desenvolver o senso crítico. “É gratificante e ao mesmo tempo
difícil ocupar esse lugar, estar na posição dos deputados. Mas o professor
ajuda a democratizar o ensino, a gente foge da rotina e melhora o
desenvolvimento educacional dos alunos”, garante.
Já
Dericson Rodrigues, aluno do 2º ano, se considera tímido para falar em público
e preferiu ficar na plateia. Para ele, “é uma atividade muito boa, porque é uma
oportunidade para as pessoas que estão debatendo expressar tanto as suas
opiniões ideológicas, quanto estudar opiniões ideológicas a fundo e
defendê-las. Por exemplo, tem algumas pessoas de alguns grupos que não são de
certa ideologia, mas estão defendendo uma ideologia contrária, é uma
oportunidade para estudar a própria ideologia contrária, defender e aprimorar o
seu conhecimento político. Melhorar os argumentos para você debater. Na
plateia, ninguém está torcendo por ninguém, a gente está só vendo quem está se
saindo melhor. E todos os grupos estão no mesmo patamar. Mas, entre os
debatedores em específico, há alguns que estão se sobressaindo muito melhor do
que os outros”, diz o estudante.
O
evento contou com uma banca avaliadora composta por dois professores da escola,
Carlos Grécia e Kleber Lima, além de um acadêmico de filosofia da Universidade
Federal de Rondônia (Unir), que é pesquisador em temas como democracia. "A
banca tem a missão de avaliar os 12 alunos que se destacarem no debate. Esses
estudantes serão premiados com um almoço especial em uma churrascaria, uma
forma de reconhecimento pelo esforço e desempenho", destacou o professor.
Sobre o projeto
O
projeto é realizado anualmente, com debates em diferentes espaços públicos. Em
2023, o grupo esteve na Assembleia Legislativa, e no início deste ano, promoveu
um debate na Câmara Municipal de Porto Velho. Para o professor Grécia, a
escolha da Assembleia como cenário é significativa. "Essa atividade
permite que os jovens entendam o funcionamento do Legislativo, um ambiente que
impacta diretamente suas vidas. Queremos que eles desenvolvam uma consciência
crítica e cidadã", afirmou.
Os
alunos que participaram do debate foram selecionados por adesão voluntária.
"Eu apresento o projeto e pergunto quem quer participar. A maioria prefere
acompanhar como espectadores, mas os que escolhem debater fazem isso com grande
dedicação. Eles não só tiram notas excelentes, como também se destacam pelo
empenho", comentou o professor, que ainda conseguiu apoio de empresas
privadas para oferecer lanche aos participantes.
A
iniciativa, que une ensino, prática e interação social, foi amplamente elogiada
pelos envolvidos e pela comunidade escolar. "Atividades como essa ampliam
horizontes e mostram que a educação pode ir além das salas de aula, preparando
os jovens para serem protagonistas em seus futuros", concluiu o professor
Carlos Grécia.
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