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Alunos da Escola João Bento da Costa promovem debate crítico no plenário da Assembleia Legislativa

Turma participou de projeto promovido pelo professor de filosofia da instituição.


Alunos foram selecionados por adesão voluntária (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Alunos foram selecionados por adesão voluntária (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Nesta quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo alunos da Escola Estadual João Bento da Costa para a atividade pedagógica "Debate Crítico em Rondônia". O projeto, conduzido pelo professor de filosofia Carlos Grécia, tem como objetivo estimular o senso crítico, a consciência política e a ética entre os estudantes, além de proporcionar uma experiência única ao inseri-los no ambiente político do Poder Legislativo. 

Durante o debate, os alunos assumiram papéis simulados, como advogados e defensores de modelos políticos, demonstrando autonomia na elaboração de argumentos. "Nossa proposta não é doutrinar, mas desenvolver o senso crítico dos estudantes. Eles pesquisam, aprofundam os temas e, ao final, simulam uma audiência pública. Isso os motiva, pois saem da escola para ocupar o plenário, conhecido como a 'Casa do Povo', um espaço ao qual poucos têm acesso", explicou o professor Carlos Grécia. 

Eduarda Melgar, estudante do 2º ano do ensino médio, considera o debate muito bom, principalmente para a geração de estudantes. “Debates em que a gente aborda temas políticos, como sistemas socioeconômicos, sistemas políticos, é muito bom, principalmente para a minha geração, que está nessa transição da adolescência para a vida adulta, da gente começar a ter aquele forte entendimento sobre política, sobre os sistemas, como funciona, principalmente a questão econômica, porque a gente vê que na nossa geração não tem essa devida valorização da política, da gente estudar a política e entender como ela funciona”, afirma a estudante que integra a equipe que defende 

Já Letícia Castedo, também estudante do segundo ano, diz que a atividade é muito importante para desenvolver o senso crítico. “É gratificante e ao mesmo tempo difícil ocupar esse lugar, estar na posição dos deputados. Mas o professor ajuda a democratizar o ensino, a gente foge da rotina e melhora o desenvolvimento educacional dos alunos”, garante. 

Já Dericson Rodrigues, aluno do 2º ano, se considera tímido para falar em público e preferiu ficar na plateia. Para ele, “é uma atividade muito boa, porque é uma oportunidade para as pessoas que estão debatendo expressar tanto as suas opiniões ideológicas, quanto estudar opiniões ideológicas a fundo e defendê-las. Por exemplo, tem algumas pessoas de alguns grupos que não são de certa ideologia, mas estão defendendo uma ideologia contrária, é uma oportunidade para estudar a própria ideologia contrária, defender e aprimorar o seu conhecimento político. Melhorar os argumentos para você debater. Na plateia, ninguém está torcendo por ninguém, a gente está só vendo quem está se saindo melhor. E todos os grupos estão no mesmo patamar. Mas, entre os debatedores em específico, há alguns que estão se sobressaindo muito melhor do que os outros”, diz o estudante. 

O evento contou com uma banca avaliadora composta por dois professores da escola, Carlos Grécia e Kleber Lima, além de um acadêmico de filosofia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que é pesquisador em temas como democracia. "A banca tem a missão de avaliar os 12 alunos que se destacarem no debate. Esses estudantes serão premiados com um almoço especial em uma churrascaria, uma forma de reconhecimento pelo esforço e desempenho", destacou o professor. 

Sobre o projeto 

O projeto é realizado anualmente, com debates em diferentes espaços públicos. Em 2023, o grupo esteve na Assembleia Legislativa, e no início deste ano, promoveu um debate na Câmara Municipal de Porto Velho. Para o professor Grécia, a escolha da Assembleia como cenário é significativa. "Essa atividade permite que os jovens entendam o funcionamento do Legislativo, um ambiente que impacta diretamente suas vidas. Queremos que eles desenvolvam uma consciência crítica e cidadã", afirmou. 

Os alunos que participaram do debate foram selecionados por adesão voluntária. "Eu apresento o projeto e pergunto quem quer participar. A maioria prefere acompanhar como espectadores, mas os que escolhem debater fazem isso com grande dedicação. Eles não só tiram notas excelentes, como também se destacam pelo empenho", comentou o professor, que ainda conseguiu apoio de empresas privadas para oferecer lanche aos participantes. 

A iniciativa, que une ensino, prática e interação social, foi amplamente elogiada pelos envolvidos e pela comunidade escolar. "Atividades como essa ampliam horizontes e mostram que a educação pode ir além das salas de aula, preparando os jovens para serem protagonistas em seus futuros", concluiu o professor Carlos Grécia.

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