Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assembleia Legislativa de Rondônia apoia discussões sobre orçamento 2024

Sepog promoveu debate que envolveu todos os poderes, na sede do Legislativo estadual em Porto Velho.


Assembleia Legislativa de Rondônia apoia discussões sobre orçamento 2024  - Gente de Opinião

A Secretaria Legislativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) apoiou na manhã da última quinta-feira (11) a organização de um debate prévio entre os cidadãos sobre as matérias orçamentárias, no auditório da Casa de Leis.  

A atividade contou com a exposição de dados do gerente de Planejamento Governamental da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Luciano Germiniano, da coordenadora de Planejamento Governamental do órgão, Ana Cláudia, e da titular da própria Sepog, Beatriz Basílio Mendes.  

Na oportunidade foram expostos dados importantes, como os índices obrigatórios de investimento do orçamento do Poder Executivo como 12% na saúde, 25% na educação, entre outros. A abordagem envolveu pontos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Outro ponto que chamou a atenção foram os repasses anuais para outros poderes funcionarem como 4,77% para o Legislativo estadual, 1,47% para a Defensoria Pública, entre outros percentuais. 

O debate também apontou a importância das emendas parlamentares individuais e de bancada destinadas pelos deputados estaduais aos municípios e instituições rondonienses. “O Poder Legislativo tem como papel fundamental deliberar sobre as leis orçamentárias e acompanhar o cumprimento da Lei de Diretrizes Orçamentárias da Administração Direta e Indireta em relação a gestão fiscal do estado”, comentou Beatriz Basílio Mendes.  

A atividade contou com a participação de instituições de todos os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, além de órgãos autônomos como Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública do Estado (DPE).

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Alex Redano pede incentivos fiscais para voos comerciais e fortalecimento econômico de Ariquemes

Presidente Alex Redano pede incentivos fiscais para voos comerciais e fortalecimento econômico de Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano, reforçou nesta semana a importância da concessão de incentivos fiscais para atrair

Deputada Ieda Chaves sugere concessão de descontos nas taxas e exames do Detran/RO

Deputada Ieda Chaves sugere concessão de descontos nas taxas e exames do Detran/RO

Em dezembro do ano passado, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação N.º 10553/2024 ao governo do Estado de Rondônia,

Vereador Everaldo Fogaça recebe presidente da Funcultural para debater projetos culturais de 2025

Vereador Everaldo Fogaça recebe presidente da Funcultural para debater projetos culturais de 2025

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete, nesta semana, o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Antônio Alve

Deputado Cirone Deiró amplia entrega de secadores em Cacoal e destaca valorização do café rondoniense

Deputado Cirone Deiró amplia entrega de secadores em Cacoal e destaca valorização do café rondoniense

No último sábado, 08 de fevereiro, o deputado Cirone Deiró esteve na Associação dos Produtores Rurais Padre Ezequiel (Aprupe), localizada na linha 1

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)