Terça-feira, 9 de maio de 2017 - 13h45
Com o objetivo de oferecer um atendimento mais tranqüilo e
'confortável' aos chamados grandes clientes, o Bradesco vem promovendo
uma rotina de discriminação e exposição de seus funcionários, clientes
e usuários.
É o que ficou constatado na manhã desta terça-feira, 9/5, em algumas
agências do Bradesco de Porto Velho, por dirigentes do Sindicato dos
Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO),
que viram o atendimento ao público sendo realizado na área destinada
ao autoatendimento, somente para quem necessita utilizar os caixas
eletrônicos.
Com isso, os clientes e usuários são atendidos pelos funcionários
antes mesmo de passar pela porta giratória e acessar a parte interna,
onde geralmente seria feito o atendimento normal. Com isso, os
funcionários do banco ficam expostos aos riscos de segurança e de
maior constrangimento, já que podem sofrer toda e qualquer ação de
revolta (com o atendimento precário) dos usuários, e também de
criminosos, já que esta parte da agência não conta com o sistema que
garanta a segurança ideal dos funcionários.
Por sua vez os clientes e usuários são obrigados a receber atendimento
em uma pequena bancada, sem filas, sem biombos, com o monitor do
computador à vista de qualquer um, ou seja, o sigilo bancário dos
clientes e usuários também está totalmente exposto com essa iniciativa
do banco de impedir a entrada na agência de pessoas que não sejam os
clientes 'VIP'.
"Isso só confirma a ganância do Bradesco, que é um dos maiores bancos
privados do país e promove essa verdadeira discriminação com a
população. Ora, o banco é uma concessão pública e, portanto, tem a
obrigação de atender de forma igualitária todos os clientes e
usuários, independente de etnia, segmento social, cor, religião ou
opção sexual. E ao colocar em prática essa rotina de fazer atendimento
ainda na parte de acesso das agências o banco coloca em risco a
segurança dos bancários, expõe os clientes e usuários e desrespeita
tanto as convenções coletivas da categoria quanto as leis de segurança
bancária", menciona José Pinheiro, presidente do Sindicato.
O dirigente conta ainda que outra lei desrespeitada pelo Bradesco, com
essa prática imoral e desumana, é a Lei das Filas, que determina os
horários máximos pra o atendimento a cada pessoa que necessita de
atendimento bancário.
"Nesta agência as senhas que são distribuídas às pessoas não tem os
horários de sua expedição impressa, ou seja, a pessoa vai ter que
esperar horas para ser atendido e não vai poder sequer fazer alguma
denúncia pois na senha não está impresso o horário em que a senha foi
retirada, muito menos o horário em que o atendimento foi, enfim,
realizado", destaca Pinheiro, acrescentando que o Sindicato vai
encaminhar a denúncia para o Ministério Público do Trabalho (MPT) e
Ministério Público de Rondônia (MP-RO).
Ele orienta ainda os clientes e usuários a fazerem denúncias do
desrespeito com a leis e a precariedade do atendimento aos órgãos
fiscalizadores, como Procon, Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ)
e até mesmo à Ouvidoria do banco.
FONTE: RONDINELI GONZALEZ
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