Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CEARO é lançando no Teatro Palácio da Artes


  CEARO é lançando no Teatro Palácio da Artes - Gente de Opinião
Programação que vai até a sexta-feira (09), inclui diversas palestras e oficinas para profissionais e estudantes de engenharia e agronomia de todo o estado.

Na noite da terça-feira (06), no Palácio das Artes, em Porto Velho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) iniciou o 1º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia – CEARO 2017. O evento contou com a participação de dezenas de profissionais, estudantes universitários e autoridades.

Quem iniciou os discursos que marcaram a abertura das atividades foi o engenheiro eletricista Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). “É a primeira vez que venho a Rondônia e fiquei impressionado com Porto Velho, com o belo hino de Rondônia, onde vou procurar ver a letra com calma. Achei muito bonito e penso que começamos bem”, destacou ele.

O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, que é engenheiro civil de formação, também expressou satisfação ao ver pela primeira vez um Congresso Estadual da classe sendo organizado em Rondônia. “Estou prefeito, mas sou engenheiro civil com muito orgulho. Fui conselheiro e atuei muito no Crea-RO, por isso, fico feliz com essa iniciativa. Espero que seja um evento produtivo, que leve boas informações aos profissionais e alunos de engenharia e agronomia. Isso é de grande importância para todos nós. Sou formado há 35 anos e a cada dia tenho certeza de que não existe nenhuma atividade humana sem a participação de engenheiros. Temos uma participação vital, apesar de não sermos tão reconhecidos. Por isso, acho que deveríamos ter mais participação política. Quando era deputado estadual, fui o único engenheiro. Espero que saiamos muito melhores do que entramos nesse congresso estadual”.

Para o engenheiro civil, mecânico e de segurança do trabalho, Júlio Fialkoski, diretor administrativo da Diretoria Executiva da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), o CEARO é uma chance única de encontrar novas oportunidades na crise econômica que o país vive. “Vivemos um momento delicado, que nos estimula a reflexão, onde temos que discutir o papel dos engenheiros. O congresso estadual é bastante oportuno para buscarmos soluções para o país, um novo rumo e mostrar aos governantes que isso é possível”.

A engenheira agrônoma Carminda Pinheiro, presidente do Crea-AC, que estava representando o Colégio dos Presidentes dos Creas, apontou a união que todos podem fazer em torno dos temas comuns para a classe. “Este é um momento de junção de forças, tanto dos profissionais quanto dos alunos que estamos formando nesta área, tão importante para o Brasil. É importante nós discutirmos com os interessados os novos modelos das engenharias. Precisamos avançar sempre, para o bem de todos”.

A secretária municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo, engenheira civil Márcia Luna, que na oportunidade representou o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, fez uma avaliação da sua experiência profissional no setor e das contribuições que todos podem dar para a melhoria da qualidade de vida em Porto Velho. “Cheguei aqui em 1986, com o diploma embaixo do braço, com muita vontade de trabalhar. Atuei muito no Crea-RO, como conselheira federal. Hoje, vejo na plateia, tanta gente com quem batalhei por nossa classe, e hoje, estamos reunidos para iniciar esse congresso tão importante. Fico satisfeita ao representar o prefeito Hildon nesta solenidade, uma liderança jovem, que exige transparência em todas as suas ações. Somos uma equipe que é sempre exigida para oferecer o melhor para a cidade. Por isso, eu convoco todos os engenheiros a participarem da revisão do nosso Plano Diretor, voltado para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso vai influir diretamente em melhor educação, saúde, mobilidade urbana, moradias, entre outros setores. As pessoas não podem jamais esquecer das suas responsabilidades com a cidade onde vivem”, disse ela.

O engenheiro eletricista, Francisco Arruda, conselheiro federal que representou o presidente do Confea, falou sobre o tema do CEARO: “Cidades eficientes, engenheiro transformador”. “É um evento pioneiro, que estimula a participação dos profissionais e estudantes de Rondônia. São verdadeiros agentes transformadores e que devem ajudar nas mudanças das cidades. Temos que promover a reflexão e conscientização no planejamento dos municípios rondonienses para a melhoria de vida de toda a população. Com isso, chegaremos a cidades muito mais eficientes”.

O vice-governador do Estado, Daniel Pereira, que representou o governador Confúcio Moura, falou em seu discurso que o Congresso Estadual vai alavancar ainda mais o potencial agrícola e produtivo de Rondônia. “O CEARO veio em um momento muito oportuno, logo após a nossa feira Rondônia Rural Show. Temos uma grande vocação para trabalhar e produzir no campo. Lá, no nosso evento, conseguimos colocar mais de 80 mil visitantes e movimentar mais de 700 milhões de reais em negócios. Enquanto, o presidente dos Estados Unidos comemora a venda de armas, podemos comemorar por vender alimentos, o que é muito mais digno. Estamos no caminho certo para nos tornarmos um dos maiores produtores de alimentos do Brasil, que reflete em muitas oportunidades para os profissionais de engenharia e agronomia. Espero que o congresso traga novidades e melhore os serviços da classe no nosso estado”.

Por fim, o engenheiro civil Nélio Alencar, presidente do Crea-RO, abriu oficialmente o CEARO e destacou o potencial positivo que o evento vai deixar nos participantes. “Temos o poder de transformar a qualidade de vida de todos. Somos pioneiros em fazer o primeiro Congresso Estadual e lançarmos também hoje, o primeiro livro com a história da engenharia de Rondônia. São 40 anos de trabalho que estão documentados nessas páginas. Sinto muito orgulho de ter chegado até aqui, um momento histórico. Espero e desejo que todos aproveitem bem todas as palestras e cursos oferecidos no nosso evento, preparado com muito empenho e carinho”.

Nélio também foi homenageado com uma camisa do Sport Club Genus Rondoniense, entregue pelo presidente do clube de futebol, Evaldo Silva, por ter contribuído diretamente na reforma geral do estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, que recebe as partidas da equipe.

Também participaram da abertura do 1º CEARO o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Maurício Carvalho, o grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Rondônia, Aldino Brasil, o ex-vice-governador e diretor-geral da Faculdade Fimca, Aparício Carvalho, entre outras autoridades e personalidades convidadas.

Palestra

Em seguida, houve a palestra magna “Saneamento no Brasil e em Rondônia: Diagnóstico e Perspectiva”, sob o comando de Pedro Scazufca, mestre em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Também é um dos organizadores do livro “A Economia do Saneamento no Brasil”. Atualmente, Pedro é consultor do Instituto Trata Brasil, que fez todas as pesquisas exibidas na palestra de abertura do CEARO.

Na oportunidade, Pedro mostrou números preocupantes sobre o saneamento básico no estado. “Rondônia está entre os 10 piores estados com falta de saneamento básico do país. Entre as capitais, está em último lugar na cobertura de água tratada. Mas, pelo menos 100 milhões de brasileiros não têm acesso a coleta e tratamento de esgoto, o que não é exclusividade daqui. Outro ponto complicado é que apenas 6% das residências têm acesso à rede de esgoto. A situação é terrível em Porto Velho, onde apenas 4% tem rede, ficando em último lugar entre as capitais, perdendo para Macapá. A cidade mais avançada neste quesito é Curitiba, com 100% de cobertura”.

CEARO é lançando no Teatro Palácio da Artes - Gente de Opinião

Lançamento de livro histórico

Durante o coquetel comemorativo de abertura, foi lançado o livro “História da Engenharia em Rondônia”, de autoria do professor William Martins, idealizado pelo Crea-RO, com o selo da editora Temática. Antes de autografar vários exemplares, o autor destacou a importância da publicação para a sociedade. “A engenharia está diretamente presente na vida dos seres humanos. Tudo está intimamente ligado, já que as grandes construções têm participações dos engenheiros. É difícil imaginar nossa vida sem a participação desses profissionais. Então, eu tive a ideia de lançar esse livro contando a história da engenharia em Rondônia. Apresentei para o Nélio Alencar, presidente do Crea-RO, que na hora, resolveu comprar minha ideia. O interessante que os livros serão distribuídos para vários profissionais e entidades do estado”, encerrou ele.

Organização

O 1º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia é uma realização do Crea-RO, com a co-realização da Associação Rondoniense dos Engenheiros Florestais (AREF) e o CREA Jr – RO. Conta com a parceria da Fimca, Uniron, Centro Universitário São Lucas e a Faculdade de Rondônia (FARO).

Ainda tem o patrocínio de Nascentes do Xingu, Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), IPOG, Faculdade Porto FGV, Uninter Porto Velho, Marok Soluções Tecnológicas, Supermercados Irmãos Gonçalves, Frigorífico Irmãos Gonçalves – Frigon, Brasilit, Supergraff, Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc – RO), Clube de Engenharia de Porto Velho e Econci – Consultorias e Projetos.

FONTE: ASCOM CREA-RO com colaboração de Felipe Corona

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI

Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) realizou sessão extraordinária, na tarde desta quarta-feira (16), no Plenário Lúcia Tereza, para a lei

Vereador Everaldo Fogaça e secretário de Obras visitam bairro Cidade Nova para resolver problemas de alagamento

Vereador Everaldo Fogaça e secretário de Obras visitam bairro Cidade Nova para resolver problemas de alagamento

Na última semana, o bairro Cidade Nova recebeu a visita do vereador Everaldo Fogaça (PSD) e do secretário de Obras, Geraldo Sena, que se reuniram co

Deputado Alex Redano Indica recuperação urgente das rodovias RO-420 e RO-460

Deputado Alex Redano Indica recuperação urgente das rodovias RO-420 e RO-460

O Deputado Alex Redano apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação ao Poder Executivo e ao DER para a recuperação das rodovias RO-420 e RO-

Deputado Alex Redano convida população para a leitura de relatório da CPI das Reservas

Deputado Alex Redano convida população para a leitura de relatório da CPI das Reservas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) está convidando a população rondoniense para participar da Sessão Extraordinária, onde será feita a l

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)