Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Constituição e Justiça discute projeto sobre ‘Protocolo mulher segura’

Reuniões da comissão acontecem às terças-feiras.


Comissão de Constituição e Justiça discute projeto sobre ‘Protocolo mulher segura’  - Gente de Opinião

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) discutiu e votou projetos na manhã desta terça-feira (30). Entre as proposições deliberadas, os parlamentares votaram sobre a criação do “Protocolo mulher segura - chame Noeli”, em espaços de lazer, públicos e privados, do estado. De acordo com o Projeto de Lei 58/2023, de autoria do deputado Rodrigo Camargo (Republicanos), a proposição tem objetivo de prevenir, coibir e identificar a prática de atos que atentem contra a dignidade sexual, física e psicológica da mulher.

Conforme o projeto, consideram-se locais de lazer e outros estabelecimentos destinados ao entretenimento: bares, boates, clubes noturnos, casas de eventos e espetáculos, restaurantes, pizzarias, hotéis, balneários e centros comerciais. Nos estabelecimentos, as mulheres poderão utilizar o código “chame por Noeli” para alertar funcionários sobre situações de risco, constrangimento, ameaça ou agressão sexual. O projeto teve parecer favorável da relatora Dra Taíssa (PSC), cujo voto foi acompanhado pelos demais parlamentares.

Já o Projeto de Lei 45/2023, de autoria do deputado Pedro Fernandes (PTB), foi rejeitado pela CCJR por vício de iniciativa, ou seja, por invadir a competência do Poder Executivo. A proposição autorizaria o Poder Executivo a implantar o serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar.

A CCJR é composta pelos deputados: Ismael Crispin (PSB), Laerte Gomes (PSD), Luizinho Goebel (PSC), Delegado Lucas (PP), Alan Queiroz (Podemos), Delegado Camargo, Dra Taíssa, e os suplentes Jean Mendonça (PL) e Jean Oliveira (MDB).

Na reunião desta terça-feira estavam presentes o presidente, Ismael Crispin, e os membros; Dra Taíssa e Luizinho Goebel (de modo on-line), Delegado Camargo e Alan Queiroz.

A comissão ainda discutiu sobre outros projetos. A população pode acompanhar as reuniões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube.

As reuniões da CCJR acontecem às terças-feiras, às 10h, no Plenarinho 2. Mais informações acerca dos projetos podem ser encontradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl). 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)