Segunda-feira, 22 de maio de 2017 - 18h02
Com o objetivo de apresentar sugestões de melhorias para o sistema penitenciário de Rondônia, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) recebeu na sexta-feira (19) a visita do arcebispo metropolitano de Porto Velho, dom Roque Paloschi, juntamente com o padre da Pastoral Carcerária, José Geraldo da Silva; e a integrante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Dulce Cavalcante.
O objetivo da visita foi apresentar sugestões de melhorias
para o sistema penitenciário de Rondônia à Sejus
O secretário de Justiça, Marcos Rocha, juntamente com o diretor executivo da Sejus, Valdemir Góes, e os visitantes dialogaram sobre várias situações do sistema penitenciário do estado. Os representantes da Pastoral Carcerária, Arquidiocese e a Comissão de Direitos Humanos pontuaram algumas situações do sistema penitenciário e deram sugestões para resolvê-las.
“Desde já reconhecemos que tem ocorrido muitas melhorias no sistema. Tivemos a oportunidade de falar com o secretário sobre as situações que acontecem dentro das unidades prisionais e precisávamos ter esta conversa com o secretário para ele saber que muitas coisas podem ser corrigidas. Nosso diálogo foi muito bom e proveitoso. O secretário se mostrou bem atencioso e disse que vai averiguar as denúncias. Vemos que ele tem compromisso”, afirmou Dulce Cavalcante.
Dom Roque Paloschi disse acreditar no caminho do diálogo, do encontro da corresponsabilidade. “O objetivo era partilhar nossas preocupações e, acima de tudo, nos colocar como parceiros neste processo de ressocializar do apenado junto à Secretaria de Justiça”.
“Não basta apenas falar dos problemas existentes no sistema penitenciário. Existem pessoas que querem ajudar. Ao contrário do que se poderia esperar de uma Pastoral Carcerária, que seria trazer críticas, trouxeram soluções e ideias. Vamos ler todas as sugestões com carinho e procurar, na medida do possível, implantá-las”, disse Marcos Rocha.
A Comissão de Direitos Humanos juntamente com a Pastoral Carcerária parabenizaram os investimentos que têm sido feitos no sistema penitenciário, o aumento da execução dos projetos de ressocialização e se mostraram preocupadas com o aumento da população carcerária e a quantidade de prisões.
Leia mais:
Começa implantação de sistema para
mapear população carcerária em Rondônia
Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia
Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI
A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) realizou sessão extraordinária, na tarde desta quarta-feira (16), no Plenário Lúcia Tereza, para a lei
Na última semana, o bairro Cidade Nova recebeu a visita do vereador Everaldo Fogaça (PSD) e do secretário de Obras, Geraldo Sena, que se reuniram co
Deputado Alex Redano Indica recuperação urgente das rodovias RO-420 e RO-460
O Deputado Alex Redano apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação ao Poder Executivo e ao DER para a recuperação das rodovias RO-420 e RO-
Deputado Alex Redano convida população para a leitura de relatório da CPI das Reservas
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) está convidando a população rondoniense para participar da Sessão Extraordinária, onde será feita a l