Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Alterações devem ser feitas para o planejamento 2025.


Comitê reunido (Foto: Ivanete Damasceno | Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Comitê reunido (Foto: Ivanete Damasceno | Secom ALE/RO)

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) com o objetivo de destacar a importância de fazer a revisão de programas e ações para o ano de 2025. 

Conforme Juscelino Vieira, secretário de planejamento e orçamento, o encontro é voltado para todos os setores que, direta ou indiretamente, possuem programas, ações e demandas previstas no PPA. “Nosso objetivo aqui hoje é esclarecer, sanar dúvidas e aproveitar para alertar sobre os prazos relativos à Revisão do Plano Plurianual para o ano 2025”, disse. 

A explicação de como fazer a revisão foi apresentada pela analista legislativa Patrícia Vasconcellos. Em sua fala, ela esclareceu que esse é o momento de incluir ou excluir ações dentro do PPA exclusivamente no ano de 2025. “Ao finalizar a revisão, vocês devem nos enviar para que possamos consolidar as informações”. 

Os órgãos setoriais devem fazer a revisão até 31 de maio e enviar para a Secretaria de Planejamento e Orçamento da Alero, que fará a alimentação necessária no sistema do governo. 

Presente na abertura da reunião, o secretário-geral Arildo Lopes da Silva ressaltou a importância de a revisão estar dentro da realidade orçamentária, com metas mais executáveis. 

De acordo com a Constituição Federal, o PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo estadual. Ele define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, para um período de quatro anos. A elaboração do PPA é coordenada pela equipe de planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em parceria com as unidades orçamentárias dos poderes constituídos do estado: Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)