Segunda-feira, 4 de setembro de 2017 - 20h19
Em Minas Gerais é tradição desde 1996 a entrega da Medalha JK, criada pela Lei nº 11.902 de 1995, a personalidades e instituições que se destacam no cenário político, econômico, social e cultural do Estado e do país. A iniciativa faz parte da festa cívica que exalta o legado do ex-presidente e ex-governador Juscelino Kubitschek, o JK, e este ano o governador de Rondônia Confúcio Moura é um dos homenageados.
O governador receberá a honraria no dia 12 deste mês, data que se comemora o nascimento de Juscelino Kubitschek. Confúcio, que está em seu segundo mandato no Estado, é considerado o governador da educação, tem a gestão marcada pela modernização dos órgãos públicos e o incentivo às inovações tecnológicas. Está a frente do Estado que desafiou a crise nacional.
Rondônia apresentou um crescimento de 4,7 % do PIB em 2016 e neste primeiro semestre de 2017, 4,8%, segundo Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder). Tem vocação para o agronegócio, é líder na produção nacional de peixe em água doce, está entre os maiores estados brasileiros produtores de café, e conta com um rebanho de mais 13 milhões de bovinos.
Confúcio Moura é considerado um visionário. Criou em Rondônia a feira de inovações Rondônia Rural Show que chegará a 7º edição em 2018 levando o Estado a projeção internacional. É responsável ainda por fomentar ciência e tecnologia através da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero) e é dele também a iniciativa que levou a reativação do Instituto Abaitará, transformado em Centro Técnico Estadual (Centec) com um modelo único de formação de mão-de-obra qualificada para o Estado.
O trabalho considerado de excepcional relevância para coletividade levou o governo mineiro destacar Confúcio Moura como uma das personalidades do ano apto a receber a Medalha JK. Na ocasião, Confúcio e outros governadores serão convidados a debater sobre a Lei Kandir.
Essa lei tem como uma das normas a isenção do pagamento de ICMS sobre as exportações de produtos primários e semielaborados ou serviços. Os estados exportadores alegam perda de arrecadação devido à isenção do imposto nesses produtos. Mais uma oportunidade para Rondônia dar importantes contribuições para o desenvolvimento do país.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u