Quarta-feira, 15 de setembro de 2010 - 14h31
“O crime tem hora e lugar para acontecer. Basta fazer o mapeamento do crime nas cidades e no Estado. E ali concentrar as ações conjuntas de polícia, ação social, educação.” A fórmula foi apresentada pelo candidato ao governo da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), Confúcio Moura (PMDB), nesta segunda-feira (13), ao abrir, no programa “A Hora do Povo”, da Rádio Rondônia FM, em Porto Velho, a série de entrevistas com os postulantes ao Palácio Presidente Vargas idealizada pelo jornalista Maurício Calixto, seu apresentador.
Durante uma hora, das 12h à 13h, sabatinado pelo jornalista e pelos ouvintes que ligaram para o telefone posto à disposição pela produção do programa, Confúcio Moura discorreu sobre suas propostas de governo, dedicando mais tempo, por força da pauta arbitrada pelos entrevistadores, aos setores de saúde, educação e segurança, numa transmissão levada a todas às regiões do Estado por intermédio das 10 emissoras que integram o Sistema Rondônia de Comunicação e que, no horário, operam em cadeia.
Sobre os problemas de saúde abordados na ocasião, Confúcio Moura - que é médico e foi secretário de Estado da Saúde - avaliou que a área necessita de muitas melhorias. “Faltam profissionais, faltam vagas nos hospitais, falta atendimento de qualidade. É preciso um bom traçado de ações. Ter nas mãos dados reais sobre a situação da saúde em toda Rondônia. O povo clama por melhorias. É possível fazer diferente”, garantiu Confúcio.
“O que fiz no passado no âmbito estadual e no passado recente em escala municipal vou aplicar para todo Estado no meu governo”, disse Confúcio Moura, revelando que, como secretário de Estado, implantou o SUS e construiu vários hospitais (entre eles o Cemetron e o Hospital de Vilhena) e, como prefeito de Ariquemes por cinco anos, melhorou os índices da saúde no município ao criar o Centro de Internação Domiciliar – primeira iniciativa do gênero na Região Norte – que compreende atendimento hospitalar em domicílio para pacientes acamados, sequelados de A.V.C e outros doentes crônicos.
Outras ações pontuais, de acordo com Confúcio, também foram decisivas para elevar a qualidade do atendimento ao paciente, em Ariquemes. Entre as medidas implementadas ele citou o credenciamento de serviços de UTI e hemodiálise; reforma e aquisição de equipamentos para os hospitais e postos de saúde existentes; construção de novos postos de saúde; e centralização da entrega de medicamentos que reduziu desperdícios.
“Quando passei o cargo ao sucessor, a farmácia municipal contava com mais de 350 itens de medicamentos, quando a média das cidades brasileiras é de 45 itens. Ariquemes, portanto, foi uma experiência que me mostrou que com austeridade é possível melhorar, sim, a área da saúde, assim como as demais áreas da administração pública”, garantiu.
EDUCAÇÃO E SEGURANÇA
“O governo atual pouco ou nada fez pela segurança pública do Estado. A criminalidade avançou no seu período”, disse Confúcio Moura ao ser instado a falar sobre seu plano de governo para combater a violência.
De acordo com o candidato aliancista, segundo disse aos ouvintes da Rádio Rondônia FM, o crime tem hora e lugar para ocorrer e, para combatê-lo com eficácia, é necessário fazer o mapeamento da violência nas cidades e no Estado e ali concentrar as ações conjuntas das polícias (militar e civil), ação social e educação. Para Confúcio Moura, conforme concluiu, é que é indispensável é a presença do Governo nas comunidades.
“A polícia científica, a polícia técnica e a inteligência. Aqui inteligência quer dizer um serviço secreto de investigação silenciosa nos moldes da Policia Federal. A Polícia Federal investiga e de quando em vez desbarata verdadeiras quadrilhas no Brasil. Aqui, também em Rondônia precisa de polícia inteligente, que faça o mesmo. E, além do mais, instrua os inquéritos para quando chegarem ao judiciário estarem devidamente equacionados”, receitou.
“Meus caros professores de Rondônia, o que nos pode salvar é a mudança. Nada mais do que isto. Não dá para aceitar o mesmo chicote por três vezes seguidas. Aí é masoquismo demais. E a gente tem que botar tudo isto pra fora. Na forma de convencimento, em todas as rodadas e o tempo está curto. E é agora, senão a mediocridade vai continuar palpitando forte neste Estado” conclamou Confúcio Moura dirigindo-se aos trabalhadores da Educação em geral por intermédio do apelo aos professores.
“O que mais quero e luto é que o dinheiro da educação chegue ao seu destino máximo - o professor, o aluno e a escola. Porque como está, hoje, grande parte fica perdida no meio do caminho e quase nada chega ao seu objetivo final”, disse para explicar sua preocupação com o setor.
“Como Prefeito de Ariquemes o Plano de Carreira foi negociado passo a passo com o Sindicato até a sua aprovação. O Plano Municipal de Educação da cidade é popular e participativo - aprovado. Os aumentos salariais no período de mandato variaram entre 66% para professores de magistério e 46% para os demais. Sendo que a inflação do período foi de cerca de 26%, houve ganho real de salário. Há incentivo às escolas da área rural, premiação por desempenho das melhores escolas e implantamos o modelo pioneiro em Rondônia - a educação integral. Esta,mais cedo ou mais tarde, será a base da escola do futuro”, finalizou.
Fonte: ascom
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do
Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre
Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta
A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco