Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cristiane Lopes defende medidas mais severas contra crimes de furtos, roubos e receptação

Como Deputada Federal sua atuação demonstra o compromisso com a proteção dos direitos dos cidadãos e com o combate à criminalidade, visando garantir um futuro melhor para todos


Cristiane Lopes defende medidas mais severas contra crimes de furtos, roubos e receptação - Gente de Opinião

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desempenhou um papel fundamental na aprovação do Projeto de Lei nº 3780/23 que altera o Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940 do Código Penal, a fim de aumentar  as penas previstas para os crimes de furto, roubo, receptação, receptação de animal e interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública, bem como para tipificar os crimes de recepção de animal doméstico e de fraude bancária.

Sua contribuição se deu ao manifestar voto favorável ao PL, demonstrando seu compromisso em combater a criminalidade e garantir a segurança da população.

Entre as alterações propostas pelo PL, incluem o aumento das penas mínimas de furto (de um para dois anos de reclusão), roubo com lesão corporal grave (de 7 anos para 16 anos) e de latrocínio (de 20 para 24 anos de prisão).

Cristiane Lopes destacou que a crescente incidência de crimes contra o patrimônio tem sido motivo de preocupação em todo o país. O aumento dos índices de furtos, roubos e receptação de produtos tem impactado negativamente a vida das pessoas e gerado um sentimento de insegurança generalizado. “Diante desse cenário, é imprescindível que medidas mais rigorosas sejam adotadas para coibir tais práticas criminosas”.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, os registros de roubo e furto de celular totalizaram 999.223 ocorrências em todo o país no ano passado. Isto representa um crescimento de 16,6% em relação aos roubos e furtos de celular registrados em 2021. Já com relação aos veículos, em 2022, 373.225 veículos foram roubados ou furtados no Brasil.

No caso, dos crimes de estelionatos e fraudes eletrônicas, em 2022 os estelionatos alcançaram o recorde de 1.819.409 ocorrências, o que equivale a uma média de 207,7 casos registrados por hora no país. E o cenário pode ser ainda mais grave. Só os estelionatos em meio eletrônico chegaram a um total de 200.322 ocorrências em 2022, um aumento de 65,2% em relação às ocorrências de 2021, ano no qual tal crime foi tipificado.

A deputada entende que é necessário estabelecer uma legislação mais rígida que transmita uma mensagem clara aos infratores. “A impunidade não será tolerada. É importante salientar que o endurecimento das penas não deve ser encarado como uma solução isolada para o problema. É fundamental investir também em políticas públicas e educacionais, visando abordar as causas subjacentes da criminalidade e oferecer oportunidades para que os indivíduos se afastem do caminho do crime”, enfatizou.

De autoria do deputado federal Kim Kataguiri (UNIÃO-SP), o projeto foi aprovado por 269 votos a favor e 87 contra. Diante da aprovação do PL pelo Plenário da Câmara Federal, a proposta agora deve ser encaminhada ao Senado para apreciação dos senadores.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)