Terça-feira, 18 de junho de 2024 - 17h56
A Deputada Federal
Cristiane Lopes que a cada dia firma ainda mais seu compromisso com a educação
e o cuidado das famílias atípicas, anunciou a destinação de 3,3 milhões de
reais para a execução do Projeto PCD + Mães Atípicas. Este projeto é uma
parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), localizado na Zona Norte
de Porto Velho.
Segundo a deputada o
objetivo do projeto é proporcionar formação profissionalizante, práticas de
cuidado e serviços de saúde para pessoas com deficiência e suas mães,
priorizando aquelas atendidas por Organizações da Sociedade Civil de Interesse
Público (OSCIPs) de Rondônia.
“Os recursos serão
aplicados em pesquisas inovadoras, formação profissional e cultural, além de
serviços de saúde voltados para atender as necessidades específicas de pessoas
com deficiência e mães atípicas”, informou.
Sérgio Francisco Loss
Franzin, responsável pelo projeto, destacou que esta iniciativa responde a uma
emergência social, dado que pessoas com deficiência ainda enfrentam desafios
significativos de integração e acesso a tratamentos adequados.
“Apesar das políticas públicas em prol da equidade e criação de oportunidades, às pessoas com deficiência ainda não estão plenamente integradas e sofrem com a falta de tratamento adequado. Com práticas de formação e atendimento em saúde, podemos transformar essas pessoas em cidadãos mais autônomos e produtivos”, afirmou Franzin.
A parlamentar, pontou também que as mães atípicas, que frequentemente enfrentam sobrecarga de cuidados e muitas vezes também têm deficiências, são um público especialmente vulnerável. Elas frequentemente não têm acesso a estudos, trabalho, tratamentos pessoais ou lazer, devido às complexidades e responsabilidades que enfrentam.
“Essas mães sofrem com abandono, baixa renda, vulnerabilidade social e outras formas de exclusão. Este projeto visa oferecer a elas a orientação psicossocial e o apoio necessário para fortalecer e valorizar seu papel na sociedade”.
Jefferson Cardoso, diretor geral do IFRO, Campus Zona Norte de Porto Velho, expressou seu agradecimento à parceria da deputada Cristiane Lopes e destacou que o projeto será um marco dentro da instituição.
Em Brasília, Cristiane Lopes também é presidente da Frente Parlamentar das Mães Atípicas e votou a favor do PL 421/2024, que prioriza o atendimento psicossocial e a tramitação de processos administrativos para mães dedicadas ao cuidado integral de filhos com autismo ou deficiência. Além disso, é autora do PL 561/2024, que institui a Semana Nacional da Maternidade Atípica.
“Este investimento reflete meu compromisso em promover o bem-estar e a inclusão em nossa sociedade. Juntos, vamos construir um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos. Sabemos dos desafios enfrentados pelas mães e cuidadoras responsáveis por filhos que necessitam de cuidados específicos.”, finalizou a deputada.
Porto Velho: Convocação para posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos é publicada
A Câmara Municipal de Porto Velho, através do Presidente Márcio Pacele Vieira da Silva (Republicanos), divulgou na edição desta sexta-feira do Diári
O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou uma grande vitória para os produtores rurais que enfrentavam dificuldades devido a embargos em suas
Reunião entre prefeito Léo Moraes e vereadores: desafios e falta de diálogo marcam o encontro
Na última reunião realizada entre o recém-diplomado prefeito Léo Moraes (PODEMOS) e um grupo de onze vereadores, o clima foi de tensão e descontenta
Deputada Cristiane Lopes vota contra o PL 4614-24 e reforça compromisso com a proteção do BPC
Na sessão realizada na noite da última quinta-feira (19), a Câmara dos Deputados votou e aprovou o Projeto de Lei 4614/24, que propunha alterações c