Quinta-feira, 19 de outubro de 2023 - 12h53
À medida que outubro se colore de rosa,
a deputada federal Cristiane Lopes, comprometida com a saúde e o bem-estar das
mulheres e mães, destaca a importância do Outubro
Rosa, uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Este
mês é dedicado a aumentar a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico
precoce dessa doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.
Este ano, a deputada federal Cristiane
Lopes direciona seu apoio especial às mulheres e mães atípicas, aquelas que
enfrentam desafios únicos e muitas vezes invisíveis no contexto da saúde
feminina. “Muitas vezes, essas mulheres têm necessidades especiais de saúde,
devido a condições médicas pré-existentes ou outras circunstâncias que podem
tornar o tratamento e a conscientização sobre o câncer de mama ainda mais
complexo”, afirma.
Dados da pesquisa Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil,
realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde,
apresenta um cenário preocupante de crescimento dos casos de câncer no país
para o próximo triênio. Entre 2023 e 2025, a estimativa para o todo o Brasil é
de 704 mil novos casos registrados a cada ano.
Em Rondônia a pesquisa aponta para uma estimativa de mais de 8 mil novos casos de câncer até 2025. Ou seja, o estado deve registrar 2,7 mil diagnósticos de câncer até o fim deste ano e mais de 8 mil no triênio entre 2023 e 2025.
Cristiane Lopes destaca a necessidade de abordar a acessibilidade, garantindo que todas as mulheres, independentemente de suas condições, tenham acesso a informações sobre o câncer de mama e aos exames de rastreamento necessários, apoio emocional, reconhecendo as necessidades emocionais únicas das mães e mulheres oferecendo apoio psicológico e emocional durante todo o processo de tratamento.
“A conscientização não se limita apenas ao mês de outubro. Estou comprometida em apoiar programas de saúde contínuos que abordem essas questões durante todo o ano, direcionando meu empenho principalmente às mulheres e mães atípicas em Rondônia. Para que todas as mulheres tenham acesso a informações, exames e tratamentos necessários para enfrentar o câncer de mama e outros desafios de saúde”.
Nesse contexto também, a parlamentar, durante seu mandato como vereadora em Porto Velho, contribuiu significativamente para a causa ao ser aprovada a Lei Municipal, de sua autoria, nº 2.404, de 7 de junho de 2017. Esta lei institui o "Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama” a ser celebrado anualmente em 23 de outubro.
O Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama, conforme estabelecido na lei, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce desse câncer, que afeta milhares de mulheres todos os anos. A lei prevê a cooperação entre o município de Porto Velho, a iniciativa privada, entidades civis e organizações profissionais e científicas para promover campanhas de esclarecimento, exames e ações educativas.
Tais iniciativas visam não apenas informar a comunidade sobre os riscos e métodos de prevenção do câncer de mama, mas também incentivar a realização de exames preventivos, fundamentais para a detecção precoce da doença, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido.
“Assim, afirmo meu comprometimento contínuo com a saúde das mulheres, não apenas em Porto Velho, mas em todo o país, abraçando não somente a causa do Outubro Rosa como também promovendo a conscientização sobre o câncer de mama em todos os meses do ano”, concluiu.
Vereador Everaldo Fogaça e prefeito Léo Moraes tratam de demandas do bairro Aparecida
Na tarde desta terça-feira, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes PODEMOS), reuniu-se com o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e líderes comunitários Pa
Após articulação da deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) junto ao Ministério da Mulher,
Em uma iniciativa que visa atender às demandas do setor produtivo local, a vereadora Sofia Andrade, do Partido Liberal (PL), protocolou o Ofício n°
POLÍTICO POP DIGITALNa semana que passou, obvio que o assunto principal no meio político da Capital foi o início do mandato do prefeito Léo Moraes (