Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para a criação de Escola Família Agrícola (EFA) em Porto Velho

Nas EFAs, os alunos intercalam um período de convivência na sala de aula com outro no campo.


Deputada Ieda Chaves propõe estudo para a criação de Escola Família Agrícola (EFA) em Porto Velho - Gente de Opinião

Preocupada com o atendimento às necessidades das comunidades rurais da capital e distritos adjacentes de Porto Velho, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação 7332/2024, recomendando ao Governo de Rondônia a realização de estudo de viabilidade para a criação de uma Escola Família Agrícola (EFA) em Porto Velho. O trabalho ficaria sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A EFA oferece aos estudantes uma educação que vai além da preparação para o mundo acadêmico, capacitando-os também com habilidades práticas relacionadas à agricultura e ao desenvolvimento rural.

“As EFAs são instituições de ensino que combinam educação formal com experiências práticas na agricultura. Nelas, os alunos geralmente participam de atividades agrícolas reais, como o cultivo de plantas, a criação de animais e técnicas de manejo sustentável da terra, enquanto continuam a estudar disciplinas tradicionais, como matemática, ciências e línguas”, justificou Ieda Chaves.

A parlamentar lembrou também, no documento, que “essas escolas, além de promoverem o aprendizado prático, fortalecem os laços familiares e comunitários, preparando os jovens para se tornarem agentes de mudança em suas próprias comunidades rurais”.

O Requerimento defende ainda que as EFAs são verdadeiras fontes de conhecimento e desenvolvimento para as áreas rurais, por oferecerem uma educação de qualidade, com vasto aprendizado prático e teórico. Além disso, os estudantes mantêm-se conectados com suas raízes culturais.

Unidades no interior

Atualmente, Rondônia conta com sete (7) unidades de EFAs. Todas estão localizadas no interior do estado, nos municípios de Cacoal, Cerejeiras, Jaru, Ji-Paraná, Novo Horizonte, São Francisco do Guaporé e Vale do Paraíso. De acordo com a Seduc, essas instituições aplicam a Pedagogia da Alternância, método no qual os alunos intercalam um período de convivência na sala de aula com outro no campo.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)