Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Alan Queiroz pede estudo sobre recomposição salarial de engenheiros e arquitetos

Estudo técnico pretende promover a recomposição inflacionária dos profissionais das geociências que atuam no Poder Executivo.


Deputado Alan Queiroz pede estudo sobre recomposição salarial de engenheiros e arquitetos - Gente de Opinião

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou ao Governo de Rondônia, estendendo o pedido à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e à Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), a realização de estudos técnicos para promover a recomposição inflacionária dos engenheiros, arquitetos e profissionais das geociências que atuam no âmbito do Governo de Rondônia. 

O Governo do Estado conta com diversas categorias profissionais pertencentes ao sistema CONFEA/CREA e CAU, sendo essencial garantir um valor mínimo de remuneração para essas categorias, cujos salários estão congelados desde a promulgação da Lei Complementar 959/2017. Desde então, não houve correção para incorporar ao menos a inflação, apesar de grande parte das secretarias e autarquias possuírem planos de carreiras próprios. Considerando que a última correção salarial foi em abril de 2014, a inflação acumulada até hoje supera 70%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). 

A ausência de um plano de cargos e carreiras impede esses profissionais de receberem diversas gratificações adicionais, o que faz com que o vencimento represente quase a totalidade de sua remuneração. Diante dessa situação e da inflação registrada entre abril de 2014 e junho de 2024, propõe-se a aplicação de um percentual de 78,06% de correção aos valores da tabela de vencimentos, classes e referências do anexo I da Lei Complementar 959. 

O parlamentar ressalta a urgência na realização dos estudos, considerando que essa é uma forma de valorizar a contribuição desses profissionais para o estado. “Os profissionais estão há anos com seus salários congelados desde a promulgação da Lei Complementar 959/2017, o que os prejudica significativamente. Desde então, a inflação acumulada ultrapassa 70%, e nenhuma correção foi aplicada para mitigar esse impacto. A valorização desses profissionais é fundamental para que continuem desempenhando suas funções com excelência, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de Rondônia”, afirmou. 

Para a execução desses estudos, é fundamental também calcular os impactos orçamentários, de modo a abrir uma mesa de negociação entre o Governo de Rondônia e os profissionais representados pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia e pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Rondônia, visando a recomposição salarial com base nos índices inflacionários.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Lucio Mosquini Celebra Conquista para Produtores Rurais com Resolução do Conselho Monetário Nacional

Deputado Lucio Mosquini Celebra Conquista para Produtores Rurais com Resolução do Conselho Monetário Nacional

O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou uma grande vitória para os produtores rurais que enfrentavam dificuldades devido a embargos em suas

Reunião entre prefeito Léo Moraes e vereadores: desafios e falta de diálogo marcam o encontro

Reunião entre prefeito Léo Moraes e vereadores: desafios e falta de diálogo marcam o encontro

Na última reunião realizada entre o recém-diplomado prefeito Léo Moraes (PODEMOS) e um grupo de onze vereadores, o clima foi de tensão e descontenta

Deputada Cristiane Lopes vota contra o PL 4614-24 e reforça compromisso com a proteção do BPC

Deputada Cristiane Lopes vota contra o PL 4614-24 e reforça compromisso com a proteção do BPC

Na sessão realizada na noite da última quinta-feira (19), a Câmara dos Deputados votou e aprovou o Projeto de Lei 4614/24, que propunha alterações c

Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa

Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa

O presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Cruz (Avante) foi o deputado estadual mais atuante de 2024, segundo apontou uma sondagem realizada pelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)