Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Pedro Fernandes conquista aprovação de lei que beneficia os municípios de Rondônia

Projeto visa facilitar a utilização de cascalho na manutenção das estradas rurais.


Deputado Pedro Fernandes conquista aprovação de lei que beneficia os municípios de Rondônia  - Gente de Opinião

Nesta terça-feira (6), a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 30, que acrescenta dispositivos à Lei nº 3.686, proposto pelo deputado estadual Pedro Fernandes (PTB). O projeto visa facilitar a utilização de cascalho na manutenção das estradas rurais, um recurso crucial para a economia e mobilidade rural no estado.

No plenário, o deputado Pedro defendeu a proposta, reforçando a necessidade de se agir rapidamente para auxiliar a manutenção dessas vias durante os curtos períodos de estiagem. "As prefeituras têm apenas quatro meses de estiagem para fazer a recuperação e manutenção das vias. Daqui a pouco, a chuva chega de novo e já era. Então, precisamos correr contra o tempo para ajudar no que for possível", afirmou.

O deputado também frisou a importância do cascalho na melhoria da trafegabilidade e segurança das estradas vicinais. "O cascalho igualmente garante a segurança viária, portanto impede que, quando do trânsito de veículos pela estrada não pavimentada, formem-se ondulações que causam trepidações comumente verificadas no asfalto", disse Pedro.

Ele também destacou o baixo impacto ambiental da extração do cascalho, comparado a outros tipos de extração mineral. "A escavação das cascalheiras tem baixíssimo impacto ambiental, incomparável com outros tipos de extração mineral", declarou.

No encerramento de seu discurso, o deputado Pedro Fernandes apelou para a aprovação da proposta, citando seu interesse público. "Vislumbra-se na presente proposta seu interesse público, razão pela qual concluo que merece ser aprovada", concluiu.

Ele também agradeceu a colaboração dos demais parlamentares e a assistência dos técnicos que auxiliaram na elaboração do projeto. "Quero agradecer também à deputada Lebrinha que me ajudou neste projeto, a todos os técnicos que nos acompanharam e pedir aos parlamentares que vamos aprovar para ajudar o estado de Rondônia", disse o deputado.

A aprovação deste projeto representa um avanço significativo para os municípios de Rondônia, aliviando obstáculos burocráticos que antes limitavam o uso eficiente do cascalho na manutenção de estradas vicinais. O impacto positivo esperado inclui melhorias na mobilidade rural, o escoamento da produção agrícola e o transporte escolar.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereador Everaldo Fogaça participa da Ordem de Serviço para construção de quadra de grama sintética no Campo do Uirapuru

Vereador Everaldo Fogaça participa da Ordem de Serviço para construção de quadra de grama sintética no Campo do Uirapuru

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve presente na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a construção da quadra de grama sintética no C

Alessandro Lubiana é nomeado chefe de comunicação do Poder Legislativo rondoniense pela segunda vez

Alessandro Lubiana é nomeado chefe de comunicação do Poder Legislativo rondoniense pela segunda vez

O jornalista e professor Alessandro Lubiana voltou a ocupar uma posição de destaque no cenário político de Rondônia. Nesta última quarta-feira, dia

Acompanhado da prefeita Marcilene, Jean Mendonça busca parceria com o Governo para realizar obras

Acompanhado da prefeita Marcilene, Jean Mendonça busca parceria com o Governo para realizar obras

O deputado Jean Mendonça, acompanhado da prefeita Marcilene, esteve reunido com a Secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, para discutir a exec

Deputado Delegado Lucas é eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Deputado Delegado Lucas é eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação

O deputado estadual Delegado Lucas (PP) foi eleito, nesta terça-feira (4), o novo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) d

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)