Quarta-feira, 7 de junho de 2023 - 12h45
Nesta
terça-feira (6), a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou por
unanimidade o Projeto de Lei nº 30, que acrescenta dispositivos à Lei nº 3.686,
proposto pelo deputado estadual Pedro Fernandes (PTB). O projeto visa facilitar
a utilização de cascalho na manutenção das estradas rurais, um recurso crucial
para a economia e mobilidade rural no estado.
No plenário, o deputado Pedro defendeu a proposta,
reforçando a necessidade de se agir rapidamente para auxiliar a manutenção
dessas vias durante os curtos períodos de estiagem. "As prefeituras têm
apenas quatro meses de estiagem para fazer a recuperação e manutenção das vias.
Daqui a pouco, a chuva chega de novo e já era. Então, precisamos correr contra
o tempo para ajudar no que for possível", afirmou.
O deputado também frisou a importância do cascalho
na melhoria da trafegabilidade e segurança das estradas vicinais. "O
cascalho igualmente garante a segurança viária, portanto impede que, quando do
trânsito de veículos pela estrada não pavimentada, formem-se ondulações que
causam trepidações comumente verificadas no asfalto", disse Pedro.
Ele também destacou o baixo impacto ambiental da
extração do cascalho, comparado a outros tipos de extração mineral. "A
escavação das cascalheiras tem baixíssimo impacto ambiental, incomparável com
outros tipos de extração mineral", declarou.
No encerramento de seu discurso, o deputado Pedro
Fernandes apelou para a aprovação da proposta, citando seu interesse público.
"Vislumbra-se na presente proposta seu interesse público, razão pela qual
concluo que merece ser aprovada", concluiu.
Ele também agradeceu a colaboração dos demais
parlamentares e a assistência dos técnicos que auxiliaram na elaboração do
projeto. "Quero agradecer também à deputada Lebrinha que me ajudou neste
projeto, a todos os técnicos que nos acompanharam e pedir aos parlamentares que
vamos aprovar para ajudar o estado de Rondônia", disse o deputado.
A aprovação deste projeto representa um avanço
significativo para os municípios de Rondônia, aliviando obstáculos burocráticos
que antes limitavam o uso eficiente do cascalho na manutenção de estradas
vicinais. O impacto positivo esperado inclui melhorias na mobilidade rural, o
escoamento da produção agrícola e o transporte escolar.
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