Segunda-feira, 17 de abril de 2017 - 14h38
Com uma solenidade na Casa de Cultura Ivan Marrocos, no último sábado, 15 de abril, o jornal Alto Madeira comemorou os seus cem anos de circulação ininterrupta em Rondônia, um feito alcançado por poucos jornais brasileiros.
Senador Valdir Raupp, Luiz Tourinho, José Tadros (CNC) e superintendente de cultura Rodnei Paes |
Jornalistas com mais de 30 anos dedicados ao jornalismo e que tiveram a honra de trabalhar no jornal, como Ciro Pinheiro, José Carlos de Sá, Lúcio Albuquerque, Rosinaldo Machado (fotógrafo), Vismar Kfouri, Silvio Persivo, Silvio Santos, historiadores, professores da Unir, artistas plásticos, empresários e colaboradores, além do secretário estadual de Cultura, Júlio Olivar, também prestigiaram o evento.
A solenidade foi marcada pela abertura da exposição de 100 anos da trajetória do jornal que foi iniciada por uma “viagem” expositiva do professor e vereador Aleks Palitot rememorando, ao comentar cada mural, como o jornal, efetivamente, imprimiu letra a letra os fatos da história de Rondônia.
O presidente da Fecomécio-RO, Raniery Coelho, foi representado pela consultora executiva Cileide de Macedo na solenidade que também contou com a presença de inúmeras autoridades, entre as quais o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio-CNC, e presidente da Federação do Comércio do Amazonas, José Roberto Tadros, a superintendente Simone Guimarães, que vieram a Porto Velho especialmente prestigiar as comemorações do centenário.
Também presente à solenidade, o senador Valdir Raupp, que foi lembrado por sua importante participação na luta pela integração regional e pela implantação da Ferrovia Transcontinental, em especial no trecho entre Porto Velho e Sapezal (MT), a denominada Ferrovia da Soja.
ACERVO
Durante a cerimônia foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Alto Madeira e o Governo do Estado de Rondônia, representado pela Sejucel, para permitir que a exposição da trajetória do Alto Madeira fique disponível para o público. Na ocasião foi feita a obliteração, pelos diretores do Alto Madeira, Luiz, Euro e Neuza Tourinho, do selo comemorativo, lançado pelos Correios, relativo ao centenário do jornal com a presença do jornalista Gustavo San Felipe, que representou os Correios.
Na solenidade também foi assinado convênio com a Biblioteca Nacional para que todo o acervo do Alto Madeira possa ser inserido na Hemeroteca Digital Brasileira. Segundo a diretora Liz Tourinho, os dois convênios que disponibilizam as edições e a trajetória do jornal “Foram as duas formas que o jornal encontrou para agradecer a fidelidade de seus leitores e tornar disponível à população, aos historiadores, pesquisadores e estudiosos da História de Rondônia, a trajetória do jornal se confunde com a história do Rondônia”.
Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional
Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d