Segunda-feira, 13 de novembro de 2017 - 12h01
A Feira do Empreendedor foi considerada um sucesso não apenas de público mas de conteúdo disponibilizado aos participantes. Diversos palestrantes de nome nacional e internacional estiveram presentes, além da maratona de crédito e um dos temas mais procurados para quem planeja empreender: o Espaço Franquias.
Larissa Souza, de Ji-Paraná, viu em uma necessidade uma oportunidade de negócio. “Eu comecei a me incomodar com o lanche que a escola das minhas filhas estava oferecendo. Tudo muito industrializado. Foi aí que eu tive a ideia de vender lanches saudáveis. E as mães aprovaram.”, explicou.
E foi assim que a Snack Saudável começou. Em menos de um ano, a empreendedora Larissa somou mais de 20 franquias da empresa pelo Brasil e contou que o Sebrae a ajudou desde o início com cursos e orientações.
“O Sebrae está com a Snack Saudável desde o começo. Na oportunidade da feira do empreendedor, quero abrir mais duas franquias no estado, uma em Cacoal e outra em Vilhena.”, explicou Larissa.
Outra participante do espaço franquias é Leila Fraga, do Grupo Multiply. A empresária conta que a empresa chegou na região Norte recentemente para ajudar empreendedores a expandirem seus negócios em forma de franquia. “Nós fazemos a construção da franquia e todo o suporte. É só nos convidar que transformamos sonhos em realidade.”
Cerca de 72% de franqueadores no Brasil está no Sudeste. Deste número, 51% está concentrado em São Paulo. Isa Silveira conta que apenas 1% de franqueadores está no Norte do país, mas apesar de o número ainda ser pequeno, a consultora conta que a região está em pleno crescimento e possui muito potencial.
“O empreendedor pensa no sistema de franquia quando ele quer expandir o negócio, mas primeiro é importante saber se é válido crescer para outras localidades. É preciso fazer um estudo de público local, entre outras questões, e acredito que as capacitações do Sebrae são fundamentais para que o empreendedor dê um passo de cada vez e obtenha sucesso em sua empreitada.”, explicou Isa Silveira, diretora da Avance Franchising.
A ministrante do segundo dia de palestra da Feira do Empreendedor foi Ângela Hirata, que atuou como diretora de comércio exterior da São Paulo Alpargatas de 2001 a 2004 e foi responsável por promover uma expansão internacional das havaianas.
“Não foi fácil, mas o que tínhamos em mente era que precisávamos valorizar nosso produto fora do país. Nossas havaianas foram vendidas por até US$ 250, e dividimos espaços com marcas de renome internacional como Prada, Gucci, Channel, entre outras.”, contou Ângela.
Jailsson Dionata, que participa pela primeira vez da Feira do Empreendedor, ouviu atento a história de Ângela e ficou motivado a voltar com sua empresa. “Não é fácil abrir seu próprio negócio. às vezes não é no tempo que nós queremos, mas não podemos desistir. A palestra me fez entender que precisamos persistir e acreditar que vai dar certo.”
A Feira do Empreendedor foi uma grande realização do Sebrae em Rondônia, contando com patrocínio de Porto Velho Shopping, Sicoob, Centro Universitário São Lucas, Governo de Rondônia e Banco do Povo. Ainda este mês, porém, o Sebrae prepara o grande evento voltado às compras governamentais e políticas públicas que apoiem e fortaleçam a atuação dos pequenos negócios junto ao Poder Público.
Para mais informações sobre essa ou outras atuações do Sebrae, acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.
Fonte: Dayan Saldanha
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u