Segunda-feira, 25 de setembro de 2017 - 11h30
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) lamenta a notícia do encerramento das atividades da centenária indústria gráfica que edita o jornal Alto Madeira, uma testemunha ocular da história de Rondônia desde 1917. Para o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, em que pesem as dificuldades por que passam o jornalismo impresso no mundo todo, a notícia do fechamento deixa a todos um pouco tristes.
“É um jornal com a cara da gente desta terra e que há mais de um século testemunha e registra o desenvolvimento regional, dando sua contribuição ao progresso cultural e a integração regional.
Pelas próprias circunstâncias temporais, “o Alto Madeira deixa um legado, mas também uma lacuna difícil de ser preenchida”, afirmou o presidente da Fiero.
Para além das questões culturais, a diretoria da Fiero entende que o fechamento de uma indústria não é positivo para o momento econômico que o Brasil atravessa. Além da peculiaridade da própria atividade jornalística, a Fiero também contempla que o encerramento das atividades de uma indústria gráfica elimina postos de trabalho e enfraquece a economia local.
Instalado em Porto Velho desde 1917 como parte do Condomínio dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, o Alto Madeira testemunhou importantes fatos da história e evolução de Rondônia e desde a sua fundação alimentou polêmicas, uma delas com o cientista Osvaldo Cruz, que veio a Santo Antônio do Rio Madeira e, espantando-se com a ocorrência de epidemias, comparou a Amazônia ao inferno.
Para Marcelo Thomé, com a força da marca conhecida dos rondonienses há mais de um século e caso a família detentora do título decida, o Alto Madeira pode facilmente migrar para as plataformas digitais e se beneficiar do know how de mais de cem anos de história.
Fonte: Carlos Araújo
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u