Segunda-feira, 11 de julho de 2011 - 17h43
Em uma última rodada de negociações, na tarde desta segunda feira (11/07), motoristas e cobradores da capital decidiram aceitar a proposta dos empresários que ofereceram 9,5% de reajuste, colocando fim à greve e o imediato retorno ao trabalho.
O impasse foi resolvido, com a participação dos representantes da prefeitura municipal de Porto Velho, Procurador Geral do município, Mário Jonas, do secretário municipal de Transportes e Trânsito, Itamar Ferreira, dos vereadores Cláudio Carvalho e Eduardo Rodrigues, do Sindicato das Empresas de Transportes – SET e do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Rondônia – SITETUPERON.
Esta mediação foi uma iniciativa da Semtran que, durante o final de semana, coordenou outras reuniões, com a participação de Itamar Ferreira, que também é presidente do Comtrans, o Conselho Municipal dos Transportes, do procurador Mário Jonas, de representantes do governo do estado, dos empresários e também dos trabalhadores. O estado chegou a oferecer o acompanhamento de policiais militares nos ônibus que a empresa conseguisse colocar em funcionamento.
Fim do Impasse
O impasse só foi resolvido nesta tarde, depois de mais uma reunião realizada na secretaria municipal de Trânsito, quando os representantes da prefeitura pediram aos trabalhadores e empresários que as partes chegassem a um acordo viável. Fazendo uso da palavra, o vereador Cláudio Carvalho, explanou sobre a situação da greve, explicitando ainda sobre a questão do desgaste que o movimento grevista causa, “inclusive com a abertura para o surgimento de outro seguimento de transporte que é o serviço de vans”.
O vereador falou ainda sobre o seu diálogo com o prefeito Roberto Sobrinho com relação ao “interesse da breve chegada a um entendimento entre as partes para que a população do município não continue sendo prejudicada”.
Acordo
Após o entendimento entre empregados e patrões, Sitetuperon e Set acordaram em encerrar a paralisação nesta data, restabelecendo-se o serviço de transporte coletivo de Porto Velho, mediante aceitação pelas Empresas Transporte Coletivo Rio Madeira LTDA e Três Marias Transporte LTDA, do reajuste do salário da categoria em 9,5% (nove e meio por cento); elevação do valor do vale refeição para R$ 7,00 (sete reais); repasse de convênio de saúde no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais); abono dos dias parados e pedido de desistência pelas empresas do dissídio de greve em razão da paralisação.
Ficou acordado ainda que, as empresas não vão cobrar administrativa ou judicialmente quaisquer danos eventualmente causados aos seus bens pelo Sindicato ou qualquer de seus sindicalizados, abdicando ainda do direito de promover punição de qualquer filiado do Sindicato em razão da greve ocorrida.
Fonte: Nara Vargas
Fotos: Medeiros
Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI
A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) realizou sessão extraordinária, na tarde desta quarta-feira (16), no Plenário Lúcia Tereza, para a lei
Na última semana, o bairro Cidade Nova recebeu a visita do vereador Everaldo Fogaça (PSD) e do secretário de Obras, Geraldo Sena, que se reuniram co
Deputado Alex Redano Indica recuperação urgente das rodovias RO-420 e RO-460
O Deputado Alex Redano apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação ao Poder Executivo e ao DER para a recuperação das rodovias RO-420 e RO-
Deputado Alex Redano convida população para a leitura de relatório da CPI das Reservas
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) está convidando a população rondoniense para participar da Sessão Extraordinária, onde será feita a l