Quinta-feira, 28 de março de 2013 - 12h38
Na primeira reunião com 75 estagiários e 50 jovens aprendizes classificados para trabalhar na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa de Leis, deputado Hermínio Coelho (PSD) explicou que a forma de seleção adotada mostrou que o Legislativo está mudando. Ele citou que foi aplicada uma prova para selecionar o pessoal, que não foram aceitas indicações de deputados e que um dos critérios utilizados era o de que os inscritos não poderiam ser parentes de parlamentares nem de servidores.
“Queria ver um presidente que não atendesse um cabo eleitor numa oportunidade dessas, e agora eu vejo. Eu não faço esse tipo de política. Se fosse assim, com certeza vocês não estariam aqui, porque nem teriam essa oportunidade”, disse Hermínio Coelho aos aprendizes e estagiários.
Ele explicou que a medida adotada pela Assembleia oferece uma oportunidade para quem precisa. “Muita gente tem dificuldade para ingressar em um curso superior. Assim, estamos ajudando quem precisa. Nem tudo o que rola em uma casa política é bom, mas estamos trabalhando para mudar isso”, acrescentou.
De acordo com Hermínio, se os políticos não mentissem nem roubassem tanto, a situação estaria bem melhor. “O Estado está quebrado, graças à bandalheira. Venderam muita ilusão e as coisas vão piorar mais ainda. A saúde vai piorar, porque não aumentaram a estrutura e está crescendo o número de gente que precisa de atendimento”, afirmou.
Ele citou que durante a campanha, os então candidatos Lindomar Garçon e Mauro Nazif tinham solução para tudo. “Agora a conversa é a de que a situação está difícil. Mas isso tinha que ser dito na campanha. Os dois mentiram muito, e descaradamente”, acrescentou.
Hermínio Coelho contou, também, que o Executivo decidiu aumentar o valor das taxas do Detran em 25% porque dinheiro do departamento foi utilizado na Saúde. “Mas vamos revogar isso. O governo enviou a matéria para cá como se fosse algo que deveria ser votado com urgência. Se o Executivo vetar, vamos derrubar o veto. As taxas do Detran já foram corrigidas em janeiro pela UPF em mais de 5%, e agora veio esse outro aumento”, detalhou.
Ainda em relação às “enganações”, ele lembrou que ao ser anunciada a possibilidade de transposição, foi dito aos servidores contemplados que o salário no mínimo dobraria e que isso resultaria em reflexos no comércio, que seria uma maravilha e a salvação para Rondônia. “Agora estamos vendo que a história não é essa”, afirmou.
O parlamentar também reclamou da forma como foram negociadas as compensações para a construção das usinas do Madeira. “É difícil acreditar que Cassol e Roberto Sobrinho deram tudo isso de graça às usinas. E Confúcio Moura, quando assumiu, não tomou as providências”, disse.
O deputado Euclides Maciel (PSDB) lembrou que os estagiários e aprendizes não chegaram à Assembleia Legislativa por apadrinhamento político. “Para os aprendizes a oportunidade é a de ter carteira assinada. Que vocês aproveitem bem. Os que falam mal devem ser os que queriam entrar e não tiveram oportunidade. Vocês conseguiram, por mérito de vocês. Enquanto outros Estados demitem, estamos dando oportunidade a vocês”, detalhou.
O deputado Adelino Follador disse que a ideia do presidente da Assembleia, de contratar estagiários e aprendizes, foi abraçada por todos os deputados. “Aproveitem ao máximo. Vocês têm a oportunidade para aprender. Gostaria que vocês se empenhassem, porque isso ajudará muito vocês no futuro. Dou as boas vindas a todos os que estão chegando nos gabinetes”, acrescentou.
fONTE: ALE/RO - DECOM - [ Nilton Salina ]
http://www.gentedeopiniao.com.br/opiniaotv/index.php?vid=4107
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do
Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre
Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta
A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco