Quinta-feira, 21 de setembro de 2017 - 07h55
A Certificação do Tempo de Contribuição é uma das matérias mais importantes para o servidor público quando se aproxima o tempo da aposentadoria, especialmente se ao longo da vida laboral ele contribuiu para mais de um regime de previdência. O assunto foi alvo de discussão na quarta-feira (20) na Oficina coordenada pelo professor Leonardo da Silva Motta, da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, durante a programação do III Fórum Previdenciário proposto pelo Iperon.
Para estabelecer a ligação do assunto, Leonardo fez um breve relato do histórico da Previdência no Brasil. Falou sobre a Legislação, os casos especiais e exceções existentes no Regime Geral, que é o do INSS e do Regime Próprio, que são os dos Institutos estaduais e municipais. Salientou que é de grande importância que os servidores envolvidos com a elaboração da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) conheçam a legislação e as diversas regras existentes.
A Portaria MPS 154/2008, que regulamenta a emissão da CTC passou por uma reformulação e está no Ministério da Fazenda aguardando assinatura para entrar em vigor nos próximos dias foi esmiuçada na Oficina. As regras aplicadas suscitaram muitos questionamentos por parte dos participantes, o que para o professor Leonardo é saudável e natural. “É muito bom que as pessoas questionem, tirem dúvidas é pra isso mesmo que serve um evento como este”.
Cerca de 130 servidores participaram da Oficina, pelo menos vinte institutos municipais estiveram representados. Jurandir Augusto de Souza, do Instituto de Previdência de Guajará Mirim, disse que a reunião foi muita boa e que ele pôde esclarecer dúvidas quanto a aposentadoria compulsória, entre outras. Raimundo Espíndola Correia, do INSS em Porto Velho, classificou como ótima a iniciativa do Iperon e disse que é importante que os servidores envolvidos nas atividades de previdência participem sempre de eventos deste tipo para capacitação. Ele mesmo tem sido destacado pelo INSS para acompanhar alguns eventos da área, que têm melhorado a sua compreensão da matéria.
Para o professor Leonardo Motta a participação do público demonstrou que os servidores estão mesmo preocupados com a melhoria do atendimento e sugeriu maior freqüência nos treinamentos.
As atividades do III Fórum Previdenciário se estenderão até sexta-feira com a apresentação de uma série de palestras no auditório do Senac. Hoje à noite a palestra será sobre Previdência Complementar . Na quinta-feira o dia começa com o tema Segregação de Massa, seguido da Reforma da Previdência e o impacto nos RPPS.
Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u