Sexta-feira, 8 de setembro de 2017 - 05h08
O deputado Jean Oliveira (PMDB) iniciou a última segunda-feira cumprindo uma extensa agenda de visitas na região da Ponta de Abunã, precisamente no distrito de Nova Califórnia, no município de Porto Velho. Começou visitando a Associação dos Pequenos Agrossilvicultores do Projeto RECA –Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado.
Guiados pelo presidente do Reca, Alexsandro Santos, o deputado Jean Oliveira, juntamente com o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Anselmo de Jesus e o técnico Claudemir Antônio, conheceram os trabalhos realizados pelo Reca que é um sucesso de agronegócio da agricultura familiar reconhecido nacionalmente.
Ainda em Nova Califórnia visitaram alguns produtores rurais os quais reclamaram da situação dos ramais naquele distrito que estão precisando de recuperação e manutenção. O deputado Jean Oliveira, falou sobre a residência do DER que foi retirada de Extrema de Rondônia e que é muito difícil voltar, pois a Ponta do Abunã não possui nenhuma estrada RO, o que justificaria sua permanência no local. Contudo, o deputado disse está articulando a cessão de máquinas do DER, que deverá fazer um trabalho conjunto com a prefeitura de Porto Velho para, pelo menos, amenizar a situação este ano, porém ainda não tem data para a realização deste trabalho.
Idaron
Na visita do deputado estadual Jean Oliveira a Nova Califórnia foi entregue ao distrito uma camionete nova para o Idaron. O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus Abreu, entregou solenemente à chefe da unidade local da Agência, Gisele Pandolfi, a tão esperada caminhonete, que segundo as informações, vai dar mais agilidade e qualidade aos trabalhos de apoio aos agricultores e fiscalização, na ocasião foram entregue também alguns móveis.
A solenidade contou com a presença do chefe da EMATER, Ivan; presidente do Reca, Alexsandro Santos e a gerente da cooperativa de crédito SICOOB, Cássia, além de líderes comunitários e produtores rurais.
Anselmo de Jesus na ocasião explicou que a aquisição desses bens só está sendo possível devido a mudança no FESA – Fundo Estadual de Sanidade Animal, criado em fevereiro de 2015 por meio da Lei n. 3.504, que permitia utilizar apenas 50% dos recursos arrecadados, contudo com a Lei 4.068, de 22 de maio de 2017, agora pode-se utilizar até 90% dos recursos arrecadados. O presidente da Idaron ressaltou o esforço do deputado Jean Oliveira para a alteração na lei que criou o FESA.
O deputado Jean Oliveira falou da importância da Idaron que realiza um trabalho competente, uma gestão eficiente, com uma equipe de trabalho treinada. Rondônia é o 4º exportador de carne do Brasil, com as portas se abrindo para vários países do mundo, incluindo a Rússia. Em vista dessa confiabilidade e eficiência da Idaron foi que a lei do FESA teve as alterações necessárias para melhorar ainda mais os trabalhos que colocaram Rondônia nesse patamar de credibilidade.
Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI
A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) realizou sessão extraordinária, na tarde desta quarta-feira (16), no Plenário Lúcia Tereza, para a lei
Na última semana, o bairro Cidade Nova recebeu a visita do vereador Everaldo Fogaça (PSD) e do secretário de Obras, Geraldo Sena, que se reuniram co
Deputado Alex Redano Indica recuperação urgente das rodovias RO-420 e RO-460
O Deputado Alex Redano apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação ao Poder Executivo e ao DER para a recuperação das rodovias RO-420 e RO-
Deputado Alex Redano convida população para a leitura de relatório da CPI das Reservas
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) está convidando a população rondoniense para participar da Sessão Extraordinária, onde será feita a l