Quinta-feira, 9 de novembro de 2017 - 21h10
O deputado José Lebrão (PMDB) teve aprovado o Projeto de Lei 786/17, que dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentar a caderneta de vacinação em dia no ato da matrícula nas escolas públicas e privadas em Rondônia, aos alunos de 6 meses a 14 anos da Creche ao Ensino Fundamental.
O parlamentar também salientou que em caso de recusa, ou ausência da Caderneta de Vacinação, não será permitida à matrícula ou rematrícula do estudante em hipótese alguma.
O deputado Lebrão afirma que devido à omissão de muitos pais, foi necessário tornar obrigatório a apresentação da Carteira de Vacinação em dia no ato da matrícula ou rematrícula. Considerando algumas campanhas publicitárias e chamamentos na TV, acerca da importância da vacinação, muitos pais ou responsáveis, pela falta de tempo ou simplesmente, acharem irrelevante o ato da prevenção, se eximem da responsabilidade de levarem seus filhos aos postos de saúde.
Com esta baixa procura, afirma Lebrão, muitas vezes a meta de imunização não chegar nem perto do limite planejado pelo Ministério da Saúde, ocorrendo o descarte de inúmeras vacinas injetáveis e gotinhas nos lixos hospitalares de todo país.
Desta forma, disse Lebrão, ocorre o desperdício de recurso público, que tinha a função precípua de imunizar e prevenir possíveis epidemias e surtos de possíveis patologias extintas ou controladas.
Lebrão finaliza afirmando que sua expectativa é a de dar parcela de contribuição, para um Sistema Único de Saúde (SUS), “mais eficaz, abrangente e humano, corroborando para que pais de família aprendam e entendam a importância de vacinar seus filhos”, concluiu o parlamentar.
Civismo
O deputado Lebrão também teve aprovado o Projeto de Lei 758/17 que alterou e acrescentou dispositivos à Lei nº 920 de outubro de 2000. Com a alteração, fica estabelecida a obrigatoriedade de hastear e arriar, as bandeiras do Brasil, Brasil Império e do Estado em todas as escolas públicas estaduais e particulares em todo Estado, do ensino fundamental e médio, durante todos os dias letivos, bem como a obrigatoriedade da execução dos referidos hinos.
O projeto, segundo Lebrão, dá início às comemorações alusivas ao bicentenário da independência do Brasil e para desenvolver o civismo nos alunos “tendo em vista que essa geração, muitas vezes desconhece a própria letra do Hino Nacional” enfatizou.
Para o parlamentar a expectativa é melhorar as relações socioeducativas dos jovens rondonienses, despertando o espírito cívico e patriótico, finalizou.
ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: José Hilde
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u