Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MP-RO lança Operação Tolerância Zero contra a Corrupção


MP-RO lança Operação Tolerância Zero contra a Corrupção - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia lançou nesta quinta-feira, dia 5 de julho, em Cacoal, a Operação Tolerância Zero contra a Corrupção, cujo objetivo é promover maior celeridade e solubilidade aos inquéritos civis públicos na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa, bem como aos inquéritos policiais que tratem de crimes contra a administração pública.

O lançamento foi feito pelo Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, na abertura do I Encontro Estadual de Procuradores e Promotores da Probidade Administrativa. Ele ressaltou que as ações do projeto darão maior celeridade ao andamento dos procedimentos apuratórios na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa, contribuindo para um incremento nas atividades de repressão à corrupção e redução dos feitos existentes nas delegacias de polícia e promotorias de justiça do Estado de Rondônia.

O CAOP-PPA coordenará o projeto, com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça e a operacionalidade será responsabilidade do Grupo de Apoio ao Promotor e dos Promotores de Justiça da Probidade.

Além da participação dos Promotores de Justiça com atuação na área de probidade administrativa das comarcas de todo o Estado, a abertura do encontro contou também com a presença do Corregedor-Geral do MP, Airton Pedro Marin Filho e do Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gilberto Valente Martins, que discorreu sobre o aprimoramento dos mecanismos de enfrentamento de ilícitos administrativos.

O encontro é coordenado pelo CAOP-PPA e tem como objetivo promover a integração dos membros que atuam na defesa da probidade administrativa, propiciando também a troca de experiências. Entre os temas discutidos estão o aprimoramento da cooperação com o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, ações conjuntas do MP-RO para 2012 e análise participativa do diagnóstico da atuação do MP-RO na área da probidade.

Também haverá apresentação do Sistema Hydra, desenvolvido pelo Ministério Público de Goiás, que possibilita a consulta de bases de dados externos para fins de investigação.

Fonte:  MPRO

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)