Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

NOTA DE FALECIMENTO DO PADRE SALESIANO ALEXANDRE GUARDE HERNANDEZ


MENSAGEM DE PESAR DE DOM MOACYR GRECHI

                           PADRE ALEXANDRE PARTE PARA A CASA DO PAI 


É COM PROFUNDO PESAR QUE A ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO COMUNICA A MORTE DE PADRE ALEXANDRE GUARDE HERNANDEZ EM CONSEQUENCIA DO ACIDENTE SOFRIDO NA NOITE DE 27 DE JULHO E SE SOLIDARIZA COM TODA A FAMILIA SALESIANA E POPULAÇÃO DE PORTO VELHO, ESPECIALMENTE OS PAROQUIANOS DA IGREJA SÃO JOAO BOSCO E NOSSA SENHORA DE FATIMA.

CHAMADO PARA A CASA DO PAI NESTE DIA DEDICADO AO PADROEIRO DOS SACERDOTES, SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, PADRE ALEXANDRE COMBATEU O BOM COMBATE AO LONGO DE SEUS 95 ANOS DE IDADE E 68 ANOS DE SACERDOCIO. MORREU NO SENHOR POR QUEM CONSUMIU A PRÓPRIA VIDA CHEGANDO “À LUZ QUE NÃO CONHECE OCASO" (LG 9).

ELE, O “SERVO BOM E FIEL QUE HOJE ENTRA NA ALEGRIA DO SENHOR” (MT 25, 21) DEIXA-NOS UM TESTEMUNHO DE VIDA E SANTIDADE, QUE CONTINUARÁ CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO NA FÉ E FORTALECIMENTO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS.

PORTO VELHO, 04 DE AGOSTO DE 2009. 

NOTA DE FALECIMENTO DO PADRE SALESIANO ALEXANDRE GUARDE HERNANDEZ - Gente de Opinião
NOTA DE FALECIMENTO DO PADRE SALESIANO ALEXANDRE GUARDE HERNANDEZ - Gente de Opinião


Fonte:Arquidiocese




Caros irmãos e irmãs,

“Tu es vita et resurrectio nostra, Domine!”

Ontem, às 16h30, mais uma vez, fomos provados pela dor da separação, com a notícia do falecimento do P. Alexandre Guarde.

Pela terceira vez, em poucos meses, mais um irmão parte, realizando a sua última viagem, rumo ao abraço misericordioso e eterno de Deus.

No caso do P. Alexandre, o sentimento de dor é maior, pois ele se encontrava bem na comunidade, dando a sua contribuição de vice-pároco, cuidando da visita aos doentes, sempre disponível para as confissões, preparando-se com atenção às celebrações que lhe eram confiadas, na participação da comunidade salesiana, e antenado com a Igreja e a Inspetoria, através da internet.

Até que na semana passada, sofreu aquele atropelamento, sendo socorrido por um jovem enfermeiro, morador próximo do Centro do Menor. Graças a esse profissional, P. Alexandre foi atendido, de forma veloz, pelo Corpo de Bombeiros, e conduzido ao Pronto Socorro, acompanhado pelos nossos irmãos de Porto Velho.

Recebeu, de imediato, prioridade seja no Pronto Socorro como também no Hospital das Clínicas, para onde foi transferido, logo em seguida.

Nos dias que passou na U.T.I., P., Gennaro constatou o carinho, o respeito e a atenção que profissionais da saúde, leigos da Paróquia e amigos e fiéis devotaram ao P. Alexandre.

No último final de semana, tive ainda a alegria de sentir o aperto de sua mão, de acompanhar seus lábios oracionais, sua vontade de narrar ao Inspetor o acontecido, sua vontade de se levantar, sua comoção ao receber a unção dos enfermos e a bênção de N. S. Auxiliadora.

Naquele momento, debruçado sobre ele, sentia o peso de minha responsabilidade, de Inspetor, transmitindo todo o afeto, a fé e a fraternidade dos irmãos.

P. Alexandre se comunicava com frequencia com os parentes [sobrinhas netas] na Espanha, e após o atropelamento, P. Gennaro teve que procurar em seu laptop o endereço das mesmas para transmitir o acontecido. Todavia, deparou com uma dificuldade: a senha. Sim, qual era a senha do P. Alexandre? E começou a tentar com os dados anagráficos, daqui e dacolá … até que se encontrou com a indicação de que a senha tinha algo a ver com a palavra PAI...Fez mais algumas tentativas, até que tentou e entrou com a palavra DOM BOSCO. Não obstante a idade, e as novas linguagens da comunicação, ele [Alexandre] maneja todo esse universo a partir de uma chave importante e fundamental para a sua vida: PAI DOM BOSCO!

Sim, caros irmãos, nosso irmão mais velho partiu! E com ele tantos ensinamentos, memórias, histórias e testemunhos de uma vida dedicada à missão salesiana na Amazônia, foram 43 anos na região, especialmente em Rondônia.

Eis alguns dados importantes para a nossa memória, ação de graças e oração de sufrágio pelo nosso irmão:

PE. ALEXANDRE GUARDE HERNANDEZ

Nasceu em 02/03/1914 em Aldeadávila de la Ribera – Salamanca na Espanha.
Filiação: Pablo Guarde Prieto e Manuela Hernandez Alejo.
Foi batizado em 02/03/1914 na Paróquia de El Salvador na cidade de Aldeadávila de la Ribera (Sal) – Espanha.
Foi crismado em 02/05/1917 na cidade de Aldeadávila de la Ribera (Sal) – Espanha.

Noviciado de 08/11/1930 a 11/09/1931 em São José del Valle em Cádiz.
Primeira Profissão em 11/09/1931 em São José del Valle em Cádiz.
Pós-Noviciado de 1931 a 1933 em São José del Valle em Cádiz.
Tirocínio em 1934 em Fuentes de Andalucia em Sevilha e de 1935 a 1937 em Las Palmas de Gran Canaria.

Teologia em 1938 em Las Palmas de Gran Canaria; 1939 em São José del Valle em Cádiz e de 1940 a 1941 em Carabanchel Alto em Madrid.
Leitorado em 18/06/1939 em Málaga.
Profissão Pérpetua em 08/12/1939 em São José del Valle em Cádiz.
Ordenação Diaconal em 21/12/1940 em Madrid pela imposição das mãos de D. Leopoldo Eijo Garay.
Ordenação presbiteral em 06/01/1941 em Madrid pela imposição das mãos de D. Leopoldo Eijo Garay.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

1941-1942 em Cádiz: Assistente e Professor;
1942-1945 em Sevilha – Trinidad: Professor e Assistente;
1945-1947 em Sevilha – Trinidad: Diretor do Oratório e Escolas Primárias;
1947-1951 em Sevilha – Trinidad: Catequista e Conselheiro Profissional;
1951-1954 em Santa Cruz de Tenerife foi Ecônomo;
1954-1957 em Cádiz: Ecônomo;
1957-1960 em Sevillha – Trinidad: Catequista e Conselheiro Profissional;
1960-1963 em Sevilha – San Fernando: Diretor;
1963-1966 em Morón de la Frontera: Catequista e Ecônomo;
1966-1976 em Paróquia do Imaculado Coração de Maria em Porto Velho/RO: Missionário Itinerante e Vigário Paroquial;
1976-1984 em São João Bosco em Porto Velho/RO : Pároco;
1985-1988 em São João Bosco em Porto Velho/RO :Diretor e Pároco;
1989-1993 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Porto Velho/RO: Pároco;
1994-1996 em Porto Velho/RO: Confessor e Vigário Paroquial da Catedral de Porto Velho/RO.
1997-1998 no Colégio Dom Bosco em Porto Velho/RO:Vigário Paroquial;
1998-1998 na Paróquia São João Bosco em Porto Velho/RO: Vigário Paroquial e Administrador Apóstolico da Arquidiocese de Porto Velho/RO;
2000-2004 na Paróquia São João Bosco em Porto Velho/RO: Vigário Paroquial;
2005-2006 no Colégio Dom Bosco de Porto Velho/RO: Confessor;
2007-2007 em São Francisco de Sales em Porto Velho/RO: Vigário Paroquial;
2008 em São Francisco de Sales em Porto Velho/RO :Confessor;
2009 no Colégio Dom Bosco de Porto Velho/RO : Confessor.

P. Alexandre realizou seu “trânsito” no dia em que a Igreja faz memória de S. João Maria Vianney, e no inicio do mês de agosto, tão querido aos salesianos.

Que tais exemplos de santidade e dedicação pastoral nos ajudem a transmitir os valores do evangelho e do carisma de Dom Bosco aos jovens e famílias de nosso tempo.

Hoje pela manhã, após a liberação do corpo pelo I.M.L., o mesmo foi conduzido à Igreja de São João Bosco, tão querida ao P. Alexandre. Aí os fiéis tiveram a ocasião de manifestar mais uma vez o carinho e as preces de sufrágio por aquele que foi Diretor, Pároco, confessor e amigo de todos.

Às 16h00, haverá a celebração eucarística no Santuário de Fátima, e logo em seguida o sepultamento, na cripta da Igreja.

Presidirá a celebração Dom Antonio Possamai, o Vice-Inspetor, P. Francisco Alves, representando toda a Inspetoria, e os irmãos da área do AROMA.

Caro P. Alexandre lembro, nesse momento, de suas palavras, todas às vezes que nós nos encontrávamos: “P. Inspetor … estou bem de saúde, mas quando tiver que fazer a minha viagem, peço a Deus que seja rápida, não quero ficar muito tempo em uma cama, dando trabalho". Eh, foi tudo muito veloz … caro irmão! Agora, apresenta ao Senhor todas aquelas intenções, pela missão e pela Inspetoria, que estavam sempre em seu coração!!!

Um agradecimento fraterno a Dom Moacyr, Arcebispo de Porto Velho e a Dom Antonio Possamai pelo carinho que sempre visibilizaram ao P. Alexandre, como “patriarca” daquele presbitério, a todos e a cada um dos irmãos da comunidade Dom Bosco de Porto Velho, aos leigos da Paróquia e do Colégio, amigos e profissionais da área da saúde que amaram e dedicaram atenção ao nosso irmão mais velho, que ora descansa em Deus!

Unidos em comunhão de preces,

Padre Damásio


ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO COMUNICA, QUE O PE. ALEXANDRE GUARDE, SALESIANO, QUE ENCONTRAVA-SE INTERNADO NO HOSPITAL DAS CLINICAS EM PORTO VELHO, EM VIRTUDE DE UM ATROPELAMENTO  OCORRIDO NO DIA 28 DE JULHO, FALECEU ÁS 17H DE HOJE, DIA SÃO JOÃO MARIA VIANNEY.

 

                     

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)