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Novo PAC: obras de rodovias e ferrovias têm investimento de R$ 280 bilhões. A ponte internacional de Guajará-Mirim é o destaque

Ministério dos Transportes apresentou os destaques regionais do programa nesta quarta-feira (16/8). Expectativa é que intervenções gerem mais de 1 milhão de empregos até 2026


estaques regionais no setor de Transportes incluídos no novo PAC foram detalhados nesta quarta (16/8) - Foto: Marcio Ferreira/MT - Gente de Opinião
estaques regionais no setor de Transportes incluídos no novo PAC foram detalhados nesta quarta (16/8) - Foto: Marcio Ferreira/MT

A infraestrutura de transportes do país será incrementada com cerca de 300 projetos de rodovias e ferrovias incluídos no novo PAC. No total, estão previstos no programa R 280 bilhões para o setor, sendo R 79 bilhões em recursos do Orçamento Geral da União e R 201 bilhões em investimentos privados, que incluem concessões existentes e novas. A expectativa é de que somente as obras de rodovias e ferrovias gerem mais de 1 milhão de empregos até 2026. 

“Fizemos um esforço para abrir um espaço fiscal para investimento, e esse espaço está sendo ocupado por uma seleção de obras. É isso o que significa a obra estar no PAC: garantia de recursos para seguir adiante, com seu cronograma físico-financeiro em dia”, explicou o ministro, nesta quarta-feira (16/8), em coletiva de imprensa para detalhar os destaques regionais no setor de Transportes incluídos no novo PAC. 

Renan Filho citou medidas do Governo Federal para a retomada dos investimentos, como a Emenda Constitucional nº 126/2022, a EC do Bolsa Família, que aumentou o orçamento previsto para o setor em 2023; a possibilidade de renegociação de contratos de concessão junto ao Tribunal de Contas da União (TCU); o arcabouço fiscal apresentado pelo Executivo ao Congresso Nacional; e a própria criação do novo PAC, como forma de definir as prioridades para o setor. 

DETALHAMENTO – Do total de R 280 bilhões previstos no novo PAC para o setor de transportes, R 185,8 bilhões são destinados a rodovias, incluindo investimento em obras públicas, estudos e concessões, além da manutenção de toda a malha rodoviária do país. Desse montante, R 73 bilhões são recursos públicos e R 112,8 bilhões, investimentos privados. Do total de empreendimentos, há 167 obras e 113 projetos para iniciar novas construções. 

Já as ferrovias, fundamentais para equilibrar a matriz de transportes e aumentar a competitividade do país, somam R 94,2 bilhões em investimentos – R 6 bilhões em recursos públicos e R 88,2 bilhões em investimento privado. 

“A inclusão no PAC permitirá o desenvolvimento de novas obras, mas também a retomada daquelas que estão paralisadas ou inacabadas, como é o caso da duplicação da BR-101/BA na divisa de Sergipe até Feira de Santana (BA), ou como a BR-230/PA, a Transamazônica. Obras que se arrastam por muitos anos pela falta de recursos”, avaliou o ministro dos Transportes. 

NAS REGIÕES – O planejamento do novo PAC para a região Norte prevê R 21,3 bilhões em investimentos públicos e privados. Entre os destaques, está a construção da ponte internacional da Guajará-Mirim, na BR-425/RO, que facilitará a ligação de Rondônia com a Bolívia. A estimativa é que sejam aportados cerca de R 300 ilhões no empreendimento.
 

No Centro-Oeste, onde estão previstos R 46,3 bilhões, a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico 1) aumentará a conectividade entre os estados, fomentando a economia e o escoamento da produção agropecuária regional. 

Ainda no modal ferroviário, a inclusão do trecho entre Salgueiro e Suape no projeto da Transnordestina impulsionará o desenvolvimento de Pernambuco. O total de investimentos para o Nordeste é de R 49,1 bilhões. Entre os empreendimentos rodoviários, destaque para a conclusão da duplicação da BR-101/SE, demanda histórica da população de Sergipe. 

O maior volume de recursos está no Sudeste, R 96,1 bilhões, sendo a maior parte em investimentos de concessões existentes e novos editais previstos, como a BR-381/MG, de Belo Horizonte a Governador Valadares, com leilão marcado para 24 de novembro; e a concessão da BR-040, no trecho que liga o Rio de Janeiro (RJ) a Juiz de Fora (MG). 

No Sul, onde estão previstos R 57,8 bilhões em recursos, destaque para a obra do contorno viário de Florianópolis, na BR-101/SC, maior obra de infraestrutura rodoviária do país. O projeto é executado com recursos privados e dará fluidez ao trânsito na região, uma vez que desviará o tráfego de longa distância do eixo principal da rodovia. 

O NOVO PAC – Lançado em 11 de agosto, o novo PAC veio para incrementar investimento, garantir infraestrutura econômica, social e urbana, melhorar a competitividade do país e gerar emprego e renda. No total, são estimados investimentos públicos e privados da ordem de R 1,7 trilhão, com cerca de 4 milhões de empregos gerados em todos os eixos do programa.

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