Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Pai atípico, deputado Delegado Camargo pede atenção da Assembleia para legislação PcD

Parlamentar quer maior divulgação da legislação que ampara as pessoas com deficiência no Estado de Rondônia.


Pai atípico, deputado Delegado Camargo pede atenção da Assembleia para legislação PcD  - Gente de Opinião

Pai de um menino diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado Delegado Camargo (Republicanos) participou da sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 1°, e na tribuna destacou a dificuldade enfrentada em todo o estado de Rondônia pelos chamados pais atípicos, no que diz respeito ao acolhimento nas áreas de educação e saúde das pessoas com deficiência (PcD).

De acordo com o deputado, não existe no estado de Rondônia sequer uma lista de quantas pessoas com deficiência esperam por atendimentos médicos especializados como neuropediatras, neurocirurgiões. As escolas públicas não possuem a mínima estrutura para receber crianças diagnosticadas e a legislação que beneficia essas pessoas com deficiência, muitas vezes,  sequer é disponibilizada de forma prática e rápida.

Para proporcionar acesso mais fácil e rápido à legislação, o deputado solicitou à presidência do legislativo estadual para que seja disponibilizada na página principal da Assembleia na internet, em local de destaque, toda a legislação que diz respeito à pauta PcD para que os pais atípicos, familiares e a comunidade em geral possam ter acesso rápido à legislação e conhecimento dos seus direitos e onde podem se amparar para a garantia dos seus pleitos.

“É um dever do poder público garantir ao cidadão o acesso aos seus direitos, legislações e atendimentos. Os pais atípicos de Rondônia sofrem muito com essa falta de apoio e de organização do Estado para amparar crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com qualquer tipo de deficiência, e cabe a nós, como Casa de Leis, fazermos a nossa parte e disponibilizar a legislação detalhada, para que todos tenham acesso aos seus direitos e possam exercer a sua cidadania”, pontuou o deputado.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sem duplicação: Cirone Deiró critica concessão da BR-364 e alerta para impactos negativos em Rondônia

Sem duplicação: Cirone Deiró critica concessão da BR-364 e alerta para impactos negativos em Rondônia

O deputado Cirone Deiró tem se destacado na luta por maior transparência no processo de concessão da BR-364/RO, rodovia estratégica que conecta seis

Deputada Cristiane Lopes apresenta PDL para retomada do crédito rural do Plano Safra 2024/2025

Deputada Cristiane Lopes apresenta PDL para retomada do crédito rural do Plano Safra 2024/2025

Nesta sexta-feira (21), a deputada federal Cristiane Lopes  apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 101/2025, que visa sustar os efeitos d

Nota de esclarecimento do ex-vereador Isaque Machado

Nota de esclarecimento do ex-vereador Isaque Machado

Nos últimos dias, Isaque Machado, ex-vereador e atual Assessor de Políticas Governamentais da Prefeitura de Porto Velho, tem sido alvo de ataques

Governo de Rondônia apresenta ao vereador Everaldo Fogaça cronograma de obras para abastecimento de água em Porto Velho

Governo de Rondônia apresenta ao vereador Everaldo Fogaça cronograma de obras para abastecimento de água em Porto Velho

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) e da Coordenadoria de Saneamento Básico (CSB)

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)