Sexta-feira, 15 de setembro de 2017 - 05h08
Um projeto inovador, ecologicamente sustentável e com redução de gastos. Essa é a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), ao convidar o pesquisador da USP, Aurélio Souza, do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos, para estudar a viabilidade de implantar placas de captação de energia solar no novo prédio do Legislativo Estadual.
Na tarde de ontem, quinta-feira (14), acompanhado do deputado estadual Cleiton Roque (PSB) e de servidores da Casa, Maurão mostrou o prédio ao pesquisador, que num primeiro momento acenou com a possibilidade de um projeto que forneça energia solar para o prédio, podendo ser expandido até para o sistema de ar condicionado solar.
"Estive nesta semana em São Paulo e conheci essa iniciativa. De imediato, convidei o professor Aurélio para que conhecesse a nossa estrutura e avaliasse a possibilidade de implantarmos energia solar, mais limpa, mais barata e ecologicamente sustentável, para o novo prédio", disse Maurão.
Além de gerar energia solar a partir de placas instaladas no estacionamento, o pesquisador mostrou a possibilidade de um telhado também servir de base para captação fotovoltaica.
"Ainda não podemos estimar a quantidade de energia que pode ser obtida e nem se seria suficiente para atender o prédio, em razão de não termos parâmetros nem estudos conclusivos. Mas, vamos realizar as análises, nos reunirmos com a equipe de engenharia da obra e traçarmos um modelo ideal para a realidade da Assembleia", explicou Aurélio.
Roque destacou que o modelo inovador de geração de energia atende ao apelo de boa parte da sociedade, que cobra a utilização de produtos e materiais que gerem menos danos ao meio ambiente. "A energia solar é uma energia limpa, que traz benefícios na redução dos custos e aqui temos sol o ano inteiro", acrescentou.
O secretário geral da Assembleia, Arildo Leite, explicou que a ideia é utilizar uma Parceria Público Privada (PPP) para a implantação do sistema, num modelo que ainda está sendo estudado.
Nova sede
A nova sede conta com dois blocos, sendo um de cinco pavimentos - abrigando todos os setores administrativos e de apoio - e outro de 15 pavimentos, mais um subsolo, além de estacionamento privativo para os parlamentares e outros dois pavimentos de estacionamento, com cerca de 270 vagas cada, destinado aos servidores e visitantes, que terão mais 250 vagas no entorno do prédio, conforme prevê o projeto urbanístico.
Serão 11 pavimentos destinados aos gabinetes parlamentares, sendo três por andar, com um pavimento destinado à Presidência. Todo o prédio contará com sistema de climatização, redes de dados, acessibilidade e amplo espaço ao público. A galeria contará com 500 lugares para o cidadão acompanhar as sessões. Há ainda um auditório para mil pessoas, onde serão realizadas audiências públicas e outras solenidades.
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u