Segunda-feira, 16 de outubro de 2017 - 10h55
Uma das ferramentas de maior sucesso para a atração de investidores para o estado de Goiás, a IGo (Inteligência Goiás), foi apresentada durante reunião do fórum de Governadores do Brasil Central, ocorrida em Porto Velho. Segundo Danilo Ferreira, superintendente goiano de Ciência e Tecnologia, a plataforma permite a completa observação da situação do estado, e, a partir daí, às soluções integradas, além de oferecer confiabilidade aos investidores.
A IGo é definida como uma plataforma colaborativa de governança, transparência e atração de investimentos do Estado. Danilo Ferreira explica que, por congregar mais de 90 bases distintas de dados de segmentos diferentes relacionadas ao estado, a ferramenta oferece múltiplas possibilidades aos gestores e investidores.
O consórcio é formado pelos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Maranhão e Distrito Federal.
O bloco tem força política, composto por 21 senadores e 57 deputados federais. A economia é uma das forças mais significativas do país e tem vocação para a agropecuária. A área total dos estados representa 25% do território e população superior 20 milhões de habitantes.
“Em Goiás, a plataforma tem importante contribuição na transparência das ações, auxilia na execução das políticas públicas e serve ao objetivo principal, que é a promoção do estado e atração de investimentos”, argumenta o técnico goiano.
O sistema, acrescenta, funciona como campo digital para a observação para que investidores conheçam a infraestrutura do estado e obtenham informações socioeconômicas confiáveis para a realização de negócios.
Apresentada como mecanismo que pode ser útil aos estados que compõem o Consórcio Brasil Central, a IGo reúne dezenas de distintas de dados de segmentos diferentes.
A aplicação da ferramenta nas ações do Consórcio Brasil Central, segundo Danilo Ferreira, é totalmente viável.
“Teremos todas as bases num mesmo sistema, onde será possível visualizar toda a infraestrutura dos estados de forma integrada será possível, descobrir gargalos e apontar soluções”, indicou o superintendente.
Outra virtude da ferramenta, conforme Danilo Ferreira, é a capacidade de oferecer meios para a promoção de políticas específicas que potencializem a industrialização mais homogênea, conforme a vocação de cada estado, evitando a competição interna e favorecendo a convergência.
VIABILIDADE
A IGo despertou a curiosidade dos governadores, que fizeram questionamentos sobre a viabilidade da aplicação no consórcio. Ela poderá ser validada na próxima reunião ou ser mantida para que novas informações sejam apresentadas.
O fato de propor soluções viáveis para questões de interesse do Brasil Central faz da IGo uma ferramenta que converge para o objetivo do consórcio interestadual, que é a busca de solução para problemas comuns.
“Buscamos soluções para aumentar as riquezas e transformá-las em bem estar para a população dos estados do Brasil Central”, diz o governador Confúcio Moura, conceituando a iniciativa do consórcio.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u