Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 - 15h40
“Numa cidade com tantos problemas como Porto Velho, não há espaço para pessimismo nem tempo para reclamação”. A avaliação foi feita pelo prefeito Mauro Nazif, na manhã desta quinta-feira (14), durante gravação ao programa Candelária Debate, que irá ao ar no sábado, apresentado pelo Jornalista Sérgio Pires, pela retransmissora da TV Record.
Nazif disse que sua missão é “lutar para que injustiças deixem de acontecer”. Nesse sentido, acredita na “superação dos problemas para fazer uma bela administração”. Ele disse que da campanha pra cá, sua responsabilidade só aumentou. Deixou de falar apenas para um público que era seu eleitorado, para se tornar responsável pela cidade toda, urbana e rural, com seus cerca de 500 mil habitantes, independente de sigla partidária.
Principalmente nesta época do ano, durante o inverno amazônico quando as chuvas caem praticamente todos os dias, Nazif disse que os problemas só aumentam. Um dos complicadores é a própria topografia da cidade. “Com praticamente toda sua extensão plana, as águas potencializam os problemas de drenagem e alguns pontos encontram muita dificuldade de escoamento”.
Transporte coletivo
Mauro Nazif disse que está fazendo uma administração com metas. Na área do transporte coletivo, por exemplo, considera que o sistema atual é prejudicial ao usuário e apresenta números que atestam essa impressão. Segundo ele, há vinte anos o transporte coletivo era melhor que hoje. “Eram 205 ônibus, para 178 mil usuários, isto é, mais de um ônibus para cada grupo de mil usuários. Hoje é um ônibus para para grupo de 2,5 mil usuários”, compara. Para o prefeito, a cidade precisa de no mínimo três empresas e que ofereçam entre 220 a 230 ônibus. Enquanto o setor não for adequado, segundo ele, “não haverá reajuste na tarifa”.
Lixo
Com relação ao serviço de recolhimento do lixo, o prefeito disse que “no mínimo, precisamos rever esse contrato”. Nazif disse que criou uma equipe para fiscalizar o serviço na cidade e que a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) está finalizando um relatório sobre o trabalho da concessionária Marquise, responsável pelo recolhimento de resíduos em Porto Velho.
Mobilidade urbana
Identificado como um dos grandes problemas da Capital, o trânsito vai merecer uma atenção especial. De acordo com Nazif, uma experiência piloto que teve resultado bastante positivo no período de carnaval, foi o trabalho articulado com o governo estadual, por meio da Polícia Militar do Trânsito e do Detran, conjuntamente com o Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal, que resultou numa redução significativa de acidentes.
O ponto alto, no entanto, para este setor, será a execução do projeto de mobilidade urbana, com a parceria do Ministério das Cidades e do Gabinete Civil da Presidência da República. Segundo Mauro Nazif, havia um projeto feito pela administração anterior, no valor de R$ 10 milhões, para melhorias no sistema viário de Porto Velho. Após reajustes feitos ainda durante a transição, o projeto foi ampliado e orçado em R$ 90 milhões.
Quando executado, o projeto interligará todos os bairros, criará vias expressas e corredores exclusivos de ônibus, implantará ciclovias e travessia de pedestres, dentre outros. “Desorganizado como o temos hoje, o trânsito é uma das piores endemias da cidade. A violência no trânsito mutila e mata”, observa o prefeito.
Viadutos
A conclusão dos elevados e obras de melhoria do tráfego no eixo da BR-364 dentro do perímetro urbano, outro ponto de grande expectativa da população, será tratada com igual prioridade. O prefeito fez questão de incluir nos debates o Ministério Público, o Tribunal de Contas da União e o DNIT, para evitar duplicidade de pagamento e problemas com a justiça. Ele pretende promover uma grande reunião em Brasília, no DNIT, com a presença dos vereadores da capital, da bancada federal e até dos deputados estaduais, para se buscar uma solução para a conclusão das obras o mais rápido possível.
Fonte: Valbran Jr
Foto: Medeiros
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do
Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre
Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta
A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco