Quarta-feira, 24 de maio de 2017 - 00h21
Nelson Simões (centro), diretor geral da RPN: a pesquisa é imprescindível
para o desenvolvimento social e econômico do País
O governo de Rondônia aderiu, nesta sexta-feira (19), ao programa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), parceria que promete revolucionar a infraestrutura de redes avançadas de tecnologia da informação (TI) no estado. A superintendente estadual de Assuntos Estratégicos, Rosanna Souza, definiu o acordo como um momento histórico e que amplia as possibilidades de levar conhecimento em diversas áreas, além de contemplar a área de negócios com reflexos no desenvolvimento regional.
O compromisso foi firmado em rápida cerimônia no Palácio Rio Madeira e foi seguido de reunião técnica.
O acordo trouxe a Rondônia o diretor geral da RNP, Nelson Simões da Silva, que conheceu a Infovia, a infraestrutura de telecomunicação do estado, que utiliza fibra ótica para fazer conexão de alta qualidade entre órgãos públicos e privados, na difusão do conhecimento e desenvolvimento.
Segundo Simões, a pesquisa é imprescindível ao desenvolvimento social e econômico do país. As iniciativas do estado, neste campo, conforme ele, são merecedoras de elogios.
Uberlando Tiburtino, reitor do Instituto Federal de Rondônia, Luiz Marcelo Reis, presidente da Eletrobras Rondônia e Ari Otti, reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) também participaram da cerimônia como parceiros que contribuirão para o sucesso do acordo. Eles também falaram sobre a relevância do momento para o desenvolvimento regional.
“É o modelo mais bem sucedido que existe no Brasil, um exemplo prático de que pode funcionar aqui e dar frutos, que é o mais importante”, Rosana Souza, superintendente de Assuntos Estratégicos.
Rondônia passa por um momento especial, segundo Rosana Souza, pelo fato do governador Confúcio Moura ter como compromisso fazer investimentos e pesquisa e tecnologia voltadas para o desenvolvimento. A adesão ao programa da RPN, segundo ela, confirma esta disposição. “É o modelo mais bem sucedido que existe no Brasil, um exemplo prático de que pode funcionar aqui e dar frutos, que é o mais importante”, definiu a superintendente da Seae.
O programa da RNP firmado com o governo de Rondônia servirá, também, para o início das discussões sobre o planejamento, implementação de projetos e ações de interesse de gestores públicos e privados comprometidos com a utilização do programa em suas atividades e no desenvolvimento do estado.
Segundo o professor Francisco Elder Oliveira, diretor da Fundação de Pesquisa Científica de Rondônia (Fapero), nesta fase será discutido e ajustado o compromisso entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual a RPN faz parte, o interesse de ambos na formalização de um Termo de Cooperação Técnica. A consequência é a mútua cooperação para a ampliação, desenvolvimento e oferta de conectividade de alta velocidade, com qualidade de serviços, capacitação e inovação no uso de redes avançadas.
A rede que prevê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologia de informação e comunicação para geração de conhecimento e a excelência da educação e pesquisa, segundo o diretor da Fapero, vai muito mais além, pois favorece o acesso a todas as mídias, podendo servir, por conseguinte, a outros entes do estado, como os hospitais, por exemplo, em suas demandas, entre outros.
PARCERIAS
O sistema, conforme Elder Oliveira, por suas redes avançadas vai possibilitar a interconexão com instituições das áreas metropolitanas, do interior e de longas distâncias, integradas ao backbone – a rede principal da RNP -, com o fim de incentivar e fomentar a universalização do acesso acadêmico, a busca de soluções e alternativas, meios, modelos de uso e sustentabilidade compartilhados que possibilitem estimular e incrementar a aplicação de novas tecnologias como fator de desenvolvimento do Estado.
A RPN promove e desenvolve parcerias públicas e privadas que viabilizam a superação de barreiras de infraestrutura, tecnologia e qualificação, objeto geral do termo de compromisso assinado com o Governo de Rondônia. A ideia é possibilitar a construção de soluções para a comunidade acadêmica, partilhando assim os benefícios e promovendo o desenvolvimento da educação e da ciência e tecnologia para o benefício dos brasileiros.
Fonte
Texto: Nonato Cruz e Cleuber Rodrigues
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI
A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) realizou sessão extraordinária, na tarde desta quarta-feira (16), no Plenário Lúcia Tereza, para a lei
Na última semana, o bairro Cidade Nova recebeu a visita do vereador Everaldo Fogaça (PSD) e do secretário de Obras, Geraldo Sena, que se reuniram co
Deputado Alex Redano Indica recuperação urgente das rodovias RO-420 e RO-460
O Deputado Alex Redano apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação ao Poder Executivo e ao DER para a recuperação das rodovias RO-420 e RO-
Deputado Alex Redano convida população para a leitura de relatório da CPI das Reservas
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) está convidando a população rondoniense para participar da Sessão Extraordinária, onde será feita a l