Terça-feira, 4 de julho de 2017 - 05h11
Em comemoração aos 50 anos do Projeto Rondon Rondônia receberá entre os dias 6 a 23 deste mês a Operação Rondônia Cinquentenário. A escolha pelo estado é justificada. Em julho de 1967 foi realizada em Rondônia a Operação Piloto ou como ficou conhecida a Operação Zero. Além disso, o Estado tem como patrono Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon.
Rondon foi responsável pela construção da linha telegráfica que ligava Cuiabá, no Mato Grosso, a extinta cidade de Santo Antônio do Madeira, que hoje faz parte da capital Porto Velho. Para cumprir essa missão foi preciso abrir caminhos em meio à floresta amazônica, desbravar terras, o que ajudou na ocupação da região que anos depois foi elevado a estado de Rondônia.
Com o Projeto Rondon, o Ministério da Defesa em parceria com as instituições de Ensino Superior resgata o legado de Rondon que por onde passou buscou contribuir com o desenvolvimento sustentável e na construção e promoção da cidadania. Tanto que ele ficou conhecido pela sua frase “morrer se preciso for, matar nunca”, o que lhe rendeu o título de marechal da paz.
O governador de Rondônia Confúcio Moura manifestou apoio a comemoração no Estado. “É uma honra muito grande relembrar, reviver e revigorar o ânimo de um projeto dessa magnitude. Que venham mais 50 anos de boas histórias e resultados positivos”, afirma Confúcio que firmou com o Ministério da Defesa em março deste ano acordo de cooperação para a realização da ação comemorativa.
Durante a Operação Rondônia Cinquentenário, coordenada pelo Ministério da Defesa com o apoio das Forças Armadas e do Governo do estado de Rondônia, 15 municípios receberão oficinas que discutirão ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes.
Os municípios contemplados pela iniciativa são: Alto Paraíso, Alvorada D’oeste; Buritis; Cacaulândia; Campo Novo de Rondônia; Candeias do Jamari; Guajará-Mirim; Itapuã do Oeste; Monte Negro; Nova Mamoré; Porto Velho; Rio Crespo; São Miguel do Guaporé; Teixeirópolis e Urupá.
Cada município receberá, por 13 dias, duas instituições de Ensino Superior com dez integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por equipe. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento, divididas em dois eixos: (1) Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e (2) Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
A Operação Zero em 1967 contou com a participação de 30 alunos e dois professores universitários que durante 28 dias realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território de Rondônia. Já ação de comemoração dos 50 anos do Projeto Rondon envolve cerca de 310 estudantes e professores universitários de 30 instituições de Ensino Superior. Confira mais detalhes no site do projeto.
Leia mais.
Cinquentenário do Projeto Rondon traz
voluntários para 15 municípios de Rondônia
Cinquentenário Rondon atenderá a 15
comunidades de Rondônia com ações sociais em julho
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes/Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional
Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d