Quinta-feira, 20 de abril de 2017 - 10h02
Preparar e desburocratizar a máquina pública para melhor atender à população, zelando sempre pela probidade administrativa e transparência. Com esse objetivo a prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Capacitação e Treinamento da Secretaria Municipal de Administração (Semad), está realizando palestra intitulada Regime Diferenciado de Contratação – RDC e Lei Complementar 123/2006, na Biblioteca Francisco Meirelles.
O diretor do Departamento de Capacitação e Treinamento, Sidney Rivera Tavernard, disse que a realidade da prefeitura hoje é de mudança, por isso o prefeito dr Hildon Chaves determinou essa capacitação para atender os servidores de todas as assessorias técnicas, especialmente os da Coordenadoria Municipal de Licitação, Superintendência de Compras e da Controladoria Geral do Município (CGM).
Uma das necessidades identificadas é com relação ao Regime Diferenciado de Contratação (RDC). “Essa lei vem tirar uma série de mecanismos e desburocratizar para que os municípios possam se adaptar às mudanças, mas obedecendo obviamente a legalidade, a probidade e todos os trâmites legais de forma diferenciada”, completou Tavernard.
Especialista em licitações, o palestrante Jamil Manasfi da Cruz abordou nesse primeiro dia de treinamento a Lei 123/2006, que trata especificamente dos benefícios conferidos às microempresas e empresas de pequeno porte. “O foco da nossa apresentação hoje são as licitações regionalizadas e locais para participação de empresas somente de Porto Velho, por exemplo. Essa lei permite fazer uma licitação apenas para empresas locais para compra de itens no valor de até R$ 80 mil”, explicou.
Nesta quinta-feira (20), a partir das 14h, Cruz vai falar sobre RDC, modelo de licitação que pode ser feito tanto na forma presencial como eletrônica. Nesse caso, segundo ele, o principal benefício para a prefeitura é a celeridade no andamento dos processos licitatórios, diferente do que ocorre com aplicação da Lei 8.666/1993, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações pela União, estados, municípios e Distrito Federal.
Tavernard afirma que a partir desse treinamento haverá menos burocracia e mais probidade nas licitações da prefeitura, porque esse tipo de lei diferenciada não deixa de atender o que o Tribunal de Contas e Ministério Público de Conta pedem. “Ela desburocratiza alguns passos do processo de licitação, aprimora e faz com que um maior número de empresas participem das licitações, tornando o processo mais transparente e fácil de eliminar qualquer indício de corrupção que possa ocorrer”, comentou.
Fonte: comdecom
Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional
Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d